segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

FUTSAL: AC GINETES VENCEU TAÇA DE HONRA EM SENIORES MASCULINOS

A AC Ginetes e a Atalhada FC encontraram-se no pavilhão da Escola Secundária da Lagoa, no passado sábado para disputar a final da taça de honra de futsal, num jogo de emoções fortes em que o resultado esteve incerto até ao último segundo.
 
Começou melhor a equipa da Atalhada que entrou mais organizada e mais pressionante aproveitando assim uma maior desorganização da equipa dos Ginetes para fazer o primeiro golo no jogo através de Mário Sá. Depois do golo sofrido a equipa dos Ginetes começou a organizar-se melhor e assim conseguiu equilibrar mais o jogo, conseguindo com que a equipa da Atalhada fosse mais faltosa sendo que através de um livre de 10 metros, o guardião dos Ginetes, Sérgio Melo conseguiu fazer a igualdade no marcador. No restante tempo da primeira parte o jogo manteve-se equilibrado e já quando faltavam apenas alguns segundos para o intervalo num bom remate fora da área Leonel Diogo conseguiu fazer o segundo golo para a Atalhada.
Na segunda parte a equipa da Atalhada veio muito determinada e com vontade de aumentar o marcador, algo que acabou por conseguir quando numa perda de bola “infantil” por parte de Fábio Costa, dos Ginetes, a Atalhada aproveitou para ampliar para 3-1, com um golo de Luís Cordeiro. Estávamos então no pior período dos Ginetes, e por isso se explica que a equipa da Atalhada tenha conseguido marcar por mais três vezes fixando o marcador em 6-1.
O treinador dos Ginetes, Zeca Freitas não estava satisfeito com o que se passava e arriscou lançando no jogo o guarda-redes volante, isto quando ainda faltavam cerca de 13 minutos para o final do jogo. Com esta alteração os Ginetes conseguiram marcar dois golos por César Fonseca e Cláudio Machado, ficando o marcador em 6-3, o que dava outro ânimo aos jogadores dos Ginetes, mas era a Atalhada que iria voltar a marcar por intermédio de Tiago Silva aumentando para 7-3. A perder, a equipa dos Ginetes tentou virar os acontecimentos e criou enumeras jogadas de perigo rematando várias vezes aos postes da baliza e vendo muitos golos negados pelo guarda-redes Ruben Melo. Esta foi uma altura do desafio que só dava Ginetes e tanto assim foi, que conseguiram marcar quatro golos e chegar ao 7-7, já no último minuto da partida.
Terminado o jogo empatado a sete golos foi altura de se jogar o prolongamento. Esta parte complementar do encontro pautou-se por um grande equilíbrio, acabando por não haver golos, sendo apenas de registar que a equipa da Atalhada falhou um livre de 10 metros por uma grande defesa do guarda-redes Sérgio Melo. 
Neste jogo de “loucos” seguiu-se os pontapés da marca de grande penalidade, e aí brilhou Sérgio Melo ao defender duas grandes penalidades levando com que os Ginetes vencessem por 2-4.
De realçar neste jogo a presença de muito público que se deslocou à cidade de Lagoa, para assistir a grandes exibições de César Fonseca, dos Ginetes, que marcou quatro golos e uma grande penalidade convertida, e também, apesar da derrota do guardião da Atalhada, Ruben Melo que fez um número grande de boas defesas.
De salientar ainda também o trabalho da equipa de arbitragem composta por Marco Tavares, Nuno Estrela e Milton Rocha como cronometrista, que fizeram um excelente trabalho digno de uma final, fazendo com que no final do jogo ninguém falasse de arbitragem.
 
Nuno Linhares/DFA
Foto: Direitos reservados