domingo, 29 de dezembro de 2013

MARATONA DE FUTSAL INFANTIS ORGANIZADO PELA AAFSM FOI UM GRANDE SUCESSO



Realizou-se ontem, sob a organização da Academia de Arbitragem de Futsal de São Miguel, o 1º Torneio de Futsal, no escalão de infantis, que decorreu no Pavilhão da Escola Roberto Ivens, em Ponta Delgada. Este evento com formato de maratona contou com a presença de sete equipas de seis clubes diferentes, colocando em campo muitas dezenas de pequenos atletas e muita alegria no mundo do futsal.
 
A maratona de jogos teve o seu início na manhã de ontem, e numa primeira fase as equipas ficaram divididas em dois grupos (A e B). No grupo “A” estavam as equipas da A.C. Ginetes, Clube Norte Crescente “A”, Clube Norte Crescente “B” e a equipa de Maia Clube Açores. No grupo “B”, e com menos uma equipa, ficaram o CD Juventude Candelária, Santa Luzia Feteiras e GD Casa do Povo Fenais da Luz.
Depois desta fase jogou-se as meias-finais com as duas equipas com melhor classificação de cada grupo, podendo-se então assistir aos jogos entre Maia CA e o S. Luzia Feteiras, e o CD Juventude Candelária contra AC Ginetes. Nesta ronda passaram à fase final as equipas da Maia CA e CD Juventude Candelária.
Na grande final pode-se assistir a um espectacular jogo de futsal onde o equilíbrio foi uma constante, com ambas as equipas a praticarem um bom futsal. Terminado o tempo regulamentar o placard ostentava um empate a um golo. Logo foi necessário recorrer à marcação de pontapés de grandes penalidades, e ai foi mais feliz a equipa da Maia Clube Açores, que venceu por 5-4.
“Este foi um torneio levado muito a sério por todas as equipas, pois notava-se que cada uma estava ali para vencer o torneio não facilitando em nada. Foi uma iniciativa que colocou as equipas em movimento e que aumentou a visibilidade de uma modalidade que teima em crescer…” – referiu um elemento da organização.  
Para além da organização dos jogos houve também uma zona de lanche para os participantes com sandes e sumos e ainda uma visita do Pai Natal pelas bancadas do pavilhão para distribuir rebuçados as crianças espalhando ainda mais felicidade nas mesmas.
A direcção da Academia está assim de parabéns ao organizar este torneio com 71 crianças participantes chegando o evento ao sei final cerca das 20 horas, com muita gente a dar os parabéns aos membros da Academia e já a perguntar quando seria o próximo torneio.
Antes terminar esta maratona de futsal, foi realizada a entrega dos troféus em que estiveram presentes os árbitros Rui Martins, José Correia, Nuno Estrela e Carlos Costa, da Academia de Arbitragem, Marco Tavares, presidente da Academia de Arbitragem de Futsal de São Miguel, Luís Silva, do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Ponta Delgada, assim como Auditon Moniz, presidente da AFPD.
DFA
Fotos: Nuno Linhares