quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

“BALANÇO DESPORTIVO DO ANO 2013” PELA DELEGAÇÃO DA ILHA DO FAIAL DA ASSOCIAÇÃO CICLISMO DOS AÇORES

“A época de 2013 teve um excelente início na ilha do Faial, com um grande aumento do número de federados nos escalões de formação, tendo o número duplicado, em comparação com o ano de 2012. Este aumento ficou a dever-se à aposta na formação das duas novas equipas de ciclismos do Faial, o Grupo Desportivo Cedrense e do Grupo Desportivo da Feteira- Café Silva, que trouxeram mais ciclistas, a uma modalidade até agora só contava com ciclistas da formação da equipa da Ribeirinha Ativa.

Com o aumento no número de ciclistas na formação e a consolidação do número de ciclistas na competição o Faial, passou a contar com 99 ciclistas federados, a participar nas competições. A ilha do Faial é a segunda ilha com maior número de ciclistas das escolas de formação, com um total de 64, o que perfaz 38,7% do total regional, sendo só ultrapassado pela ilha de São Miguel com 78 ciclistas federados nos escalões de formação. No entanto, se formos avaliar o rácio, número de ciclistas federados, pela população residente na ilha, o Faial tem de longe o melhor rácio, com 0,66% da população faialense a praticar ciclismo federado, seguido de São Miguel, com 0,19% e Terceira com 0,12%.
Na época de 2013, a Delegação do Faial da Associação de Ciclismo dos Açores, organizou 20 provas, sete Encontros de Escolas de Ciclismo, cinco provas da Taça Termo Faial - Connect Designs XC, o Campeonato Regional de XCO, cinco provas da Taça Ilha Azul em ciclismo de Estrada, o CycloHorta 2013 – Grande Prémio Sport Zone e a Prova de Dowhill da Ribeirinha.
O ano 2013 ficará marcado também pela excelente prestação dos ciclistas faialenses, no Campeonato Regional de XCO. Tendo alcançado o título de Campeão Regional de XCO, em Cadetes, Leandro Escobar da Ribeirinha Ativa, em Juniores, Miguel Nunes da Sport Zone, em Elites Nuno Fialho da Ribeirinha Ativa, em Femininas, Sónia Mendes do Grupo Desportivo da Feteira, a Ribeirinha Ativa também conquistou o título por equipas.
De destacar também a chamada a um estágio da Seleção Nacional de Juniores, do faialense Miguel Nunes, que mais tarde na época, participou na Volta à Portugal de Juniores.
De destacar também a participação do Comissário Regional, Nelson Sousa, no XCO Internacional de Cucos.
Na vertente de estrada, de destacar a participação da equipa continental da Xyami, no Grande Prémio Sport Zone, que trouxe uma espetacularidade extra à prova, com 3 ciclistas com excelentes capacidades, tendo conquistado os três primeiros lugares, tendo ficado praticamente assegurado a sua participação em 2014.
Apesar de na formação os resultados não serem o mais importante, destacamos a excelente prestação dos jovens ciclistas faialenses no I Encontro Regional de Escolas de Ciclismo, que teve lugar na ilha de São Miguel, onde conquistaram vários primeiros lugares.
A época de 2014, está pronta para o seu arranque a 16 de Fevereiro, no Parque do Capelo, com a primeira prova da Taça Ourivesaria Olímpio XCO, que contará com cinco provas. No mesmo dia terá inicio os Encontros de Escolas de Ciclismo. Para 2014 estão, ainda, marcadas 5 provas de estrada, da Taça Ilha Azul 2014. Ainda na estrada está marcado o CycloHorta 2014 – Grande Prémio Sport Zone, uma prova de três dias, com três etapas. Estando ainda previstas duas provas, na vertente BTT, uma Maratona e uma prova de resistência.
Calendário 2014
Taça Ourivesaria Olímpio XCO
1ª Prova - FEVEREIRO – dia 16 – Parque do Capelo
2ª Prova - MARÇO – dia 09 – Cedros
3ª Prova - MARÇO - dia 30 – Parque da Alagoa
4ª Prova - MAIO - dia 11 – Ribeirinha.
5ª Prova - JUNHO – dia 01 – Quinta de S. Lourenço.
 
Campeonato Regional de XCO
JUNHO - dia 22 Regional de BTT – São Miguel
 
ESTRADA 2014
Taça Ilha Azul 2014
MARÇO – dia 23 – Circuito do Capelo.
ABRIL – dia 25 – Circuito da Cidade da Horta – Troféu Ourivesaria Olímpio.
MAIO – dia 18 - Ribeirinha – Capelo – Caldeira
JUNHO – dia 15 – Troféu Peter Café Sport
JULHO - dia 20 – Troféu Antena Nove 2013
 
CycloHorta 2014 – Grande Prémio SportZone
JUNHO – 27, 28 e 29 - Grande Prémio Sport Zone
Maratona
SETEMBRO – dia 20 – (a definir).
Resistência
OUTUBRO – dia 25 – Praia de Almoxarife”.
 
Bom ano para todos…”.