terça-feira, 28 de janeiro de 2014

“BALANÇO DESPORTIVO DO ANO 2013” POR HENRIQUE BARREIRA (RÁDIO ATLÂNTIDA)

“O ano que terminou recentemente a nível desportivo foi sem dúvida um ano muito rico para o desporto açoriano, senão vejamos:
Tivemos um tricampeão nacional em Ralis (Ricardo Moura) e um Sata Rallye que foi do melhor que nos Açores se fez, tendo uma das melhores listas de inscritos de todo Campeonato Europeu de Rallyes (ERC).
O Red Bull Cliff Diving, com toda a sua beleza e adrenalina, levou os Açores aos quatro cantos do mundo.
Sem toda esta projeção, tivemos todas as nossas competições “domésticas” desde badminton passando pelo voleibol, andebol, basquete, ciclismo, BTT, futsal, hóquei em patins, artes marciais, e tantas outras, não posso nomear todas, mas algumas têm um merecido destaque pelo enorme feito que atingiram.
Sem marcar posições ou lugares porque isso é o que menos interessa, temos de falar no grande Nuno Carvalho que se sagrou tetracampeão Nacional de Judo (- de 66kg), a Carolina Bento pelo Ouro, no Campeonato do Mundo em “kata” na Polónia.
Destaque também para a Fonte do Bastardo que ficou nas bocas do mundo com a conquista da Taça de Portugal em voleibol. Também para o União Sportiva, em basquetebol com a vitória na 1ª divisão subindo um patamar no basquetebol feminino, não esquecendo o desporto adaptado que tantas alegrias e medalhas deram aos participantes um feito também a destacar.
Tivemos muita cor e alegria numa Taça do Mundo de Ginástica Aeróbica, evento organizado pelo Clube de Actividades Gimnicas de Ponta Delgada onde se destacou a ginasta Sara Silva.
No futebol regional temos como sempre as equipas onde o amor á camisola ainda se faz sentir e quando se fala em futebol regional inegavelmente temos de falar de um Vale   Formoso, Operário, Capelense, Rabo de Peixe, Lusitânia, Praiense, Santa Clara, Sport Ideal, e tantos outros clubes que levam muitos adeptos aos estádios, e o futebol vive de, e para os adeptos.
Mas, pela nossa localização geográfica seria um “crime” não nos virarmos para os desportos náuticos onde temos muitos praticantes mas onde se destaca o jovem Jácome Correia, quer pela sua tenra idade, quer pelos títulos que tem ganho por este mundo fora.
Estes que aqui enunciei são apenas alguns dos muitos Heróis do desporto regional, que levam até o outros recantos do mundo, as cores da bandeira dos Açores, quer às comunidades espalhadas por esse mundo, quer ao mais simples adepto de desporto.
Muitos teriam lugar neste pequeno artigo de opinião, mas seria impossível falar de todos, mas, ainda assim, não estão nem serão esquecidos, seja um Benjamin ou um veterano, todos pelo simples facto de praticarem desporto, estão de parabéns!
Mas o desporto não são só taças e medalhas e este anos tivemos alguns dissabores começando pelo Santa Clara que teve um inicio de época muito atribulado ficando aquém das espectativas, passando pela confusa Liga MEO Açores e todos os casos que teve, não ignorando no desporto regional os cortes orçamentais que tiveram lugar, o que levou muitos atletas a guardar as botas, porque a coletividade em que praticavam desporto teve de abdicar da modalidade ou do escalão, ou em ultimo caso, fechar por falta de verbas.
Por outro lado temos Instituições, que fazem das tripas coração e conseguem tirar das nossas ruas, muitos jovens e os colocam a praticar desporto, seja ele qual for.
De louvar o trabalho de algumas Juntas de Freguesias que, por todo o Arquipélago, têm ajudado os jovens a praticar desporto, mantendo assim a população mais saudável, porque praticar desporto está ao alcance de todos e de todas as faixas etárias.
Não posso nem devo esquecer uma classe que não ganha medalhas, nem campeonatos mas que sem eles o desporto não seria possível, falo dos árbitros, esses seres humanos que falham como todos nós, que treinam como se de um desporto se tratasse mas que não competem, a eles um grande bem-haja.
Para finalizar não podia deixar de louvar todos aqueles que trabalham pro bono em prol do desporto regional, seja na sua divulgação, organização ou até mesmo contribuído e apoiando as equipas locais para que os nossos jovem possam ter um futuro mais saudável, um futuro com mais desporto.
Que o ano 2014 nos traga mais desporto e mais saúde…”.