quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

“BALANÇO DESPORTIVO DO ANO 2013” POR OCTÁVIO MELO

Praticante de Ultra/trailrunning e militar da GNR,

“Relativamente ao ano que terminou gostaria de fazer o balanço da modalidade na qual me tenho empenhado nos últimos anos - ULtra/Trail Running!
Foi um ano de mudança, de virar a página, com a criação da Associação Trail Running de Portugal (ATRP), o que permitiu a oficialização de uma modalidade cada vez mais a crescer em Portugal e aos poucos a ganhar adeptos na nossa região.
Com a criação dos Circuitos de Trail e ULtra Trail com diversas provas no território nacional em que tive o prazer de participar e sendo finalista, desde no Alentejo ao Norte, passando pela Madeira, aliar a prática desportiva ao contato com a natureza e algo de salutar, em que existe um espirito competitivo mas também de companheirismo, entre-ajuda entre todos, e onde não posso deixar de destacar a boa surpresa que foi a vitória no circuito nacional de ultra trail da equipa a que pertenço - Associação Desportiva o Mundo da Corrida, uma Associação, das que mais tem contribuído para a crescente popularidade desta modalidade.
O nível dos nossos atletas sobe cada vez mais, demonstrado pelos excelentes resultados incluindo as vitórias de por exemplo de Carlos Sá na Badwater, ou do João Oliveira, na Spartatlon, provas extremas das mais difíceis a nível mundial ambas com mais de 200 kms numa só etapa!
Este gradual crescimento reflete-se também no restante e dai este ano ter sido o que mais atletas nacionais participaram no maior evento mundial de trail running onde tive o prazer de estar presente levando a bandeira açoriana pela primeira vez aos Alpes.
A nível regional a solidificação da única prova oficial e que já faz parte do calendário nacional, tem trazido novos praticantes, prova que decorre no Parque natural da Ilha do Faial ligando a Caldeira ao Vulcão dos Capelinhos. É um exemplo do que as nossas ilhas tem para oferecer, esperando que com os apoios necessários as entidades que organizam estes eventos possamos ter no futuro um evento de nível nacional e quem, sabe a nível internacional, porque em termos de natureza temos trilhos únicos, trazendo assim novos visitantes a nossa região levando os nossos atletas a participarem nos variados eventos no exterior!
Espero que tenham tido um bom ano desportivo neste ano que finda e desejo-vos os maiores sucessos para 2014, boas caminhadas.”