quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

“BALANÇO DESPORTIVO DO ANO 2013” POR VERÓNICA ALMEIDA

Adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Lagoa
Desporto na Lagoa: Alguns registos do melhor de 2013…
“É indubitável que o desporto tem sido uma área transversal a outros sectores como educação e cultura, condicionando o quotidiano e a formação de qualquer sociedade. Aliás, ao longo do ano 2013, foi possível comprovar esta transversalidade pelas frequentes notícias que sobressaíram nos diversos meios de comunicação social, quer por via dos jornais quer através das diversas redes sociais.
Reportando-nos particularmente ao concelho de Lagoa, temos assistido a uma aposta forte no desporto, quer através da formação de atletas e técnicos, quer através da dinamização de variadas modalidades desportivas.
Mesmo em tempo de crise generalizada onde as restrições orçamentais são uma realidade, os clubes e associações lagoenses não “baixam os braços” e têm realizado um excelente trabalho, contribuindo não só para a formação de milhares de atletas, entre eles muitas crianças e jovens lagoenses, mas também para o lançamento de atletas e técnicos para uma carreira profissional.
Cumpre-nos por isso, valorizar este trabalho meritório, fruto, na maioria das vezes, do voluntarismo de centenas de pessoas que se dedicam ao ensino de diversas modalidades desportivas, onde a única recompensa do seu trabalho é, essencialmente, o mérito dos atletas e o reconhecimento do seu clube ou associação desportiva que representam. São a estes que, em primeiro lugar, devemos “tirar o chapéu”, pois sem a força de vontade, persistência e determinação dos mesmos, certamente, os resultados seriam muito diferentes.
Temos orgulho do trabalho feito a este nível na Lagoa. Ao longo do ano 2013, foram notórios os seus frutos em feitos alcançados que dignificaram o concelho e os Açores, como são exemplo: a conquista do Campeonato Regional de Futebol de S. Miguel por parte dos Juvenis do Clube Operário Desportivo e a sua participação honrosa no Campeonato Nacional, onde almejaram dois resultados inéditos com duas equipas fortes, como seja a vitória sobre o Sporting e o empate com o Benfica; a conquista da Taça de Aniversário por parte dos Iniciados e a conquista da Taça de S. Miguel, em futsal, por parte dos juvenis. A nível sénior o destaque vai para a conquista de um honroso 3º lugar na classificação da II Divisão Zona Centro na época passada, estando a equipa sénior, atualmente, posicionada no 2º lugar do Campeonato Nacional de Séniores, resultado de um trabalho liderado pelo promissor e jovem treinador lagoense, André Branquinho, que se destacou a nível regional pelo trabalho que tem feito conjuntamente com a sua equipa técnica e o seu plantel, no qual se destaca a qualidade de atletas lagoenses como Pedro Tavares e Breno Freitas.
Não menos importantes foram os feitos alcançados pelo Santiago Futebol Clube, nomeadamente a participação dos juniores na final da Taça de São Miguel e da Taça Emílio Fontes; o honroso 4º lugar no Campeonato de São Miguel e a vitória dos Benjamins da Taça Bem David, destacando-se também o trabalho do atleta pauense Filipe Andrade.
Destaque igualmente para o trabalho do Futebol Clube da Atalhada que conquistou o título de campeão regional de juniores de futsal na passada época desportiva, tendo vencido, igualmente, a Taça de S. Miguel.
A dignificar e a honrar os Açores e, sobretudo, a Lagoa esteve também, em 2013, o lagoense Cristóvão Moniz que brilhou na arbitragem nacional, destacando-se como sendo o primeiro árbitro açoriano internacional de futebol.
Noutras modalidades, o Clube de Patinagem de Santa Cruz brilhou no ano 2013, precisamente com a sua participação no Campeonato da Europa de Patinagem Artística em Florença, na Itália, com a atuação da atleta Cátia Rebelo que se classificou em 10º Lugar, num total de participantes de 19 países; com o honroso 3º lugar na Taça de Portugal realizada na Nazaré; com a conquista do Campeonato Nacional em cadetes realizado no Entroncamento e do Campeonato Regional, destacando-se a qualidade evidenciada pelos atletas Cátia Rebelo que foi vice-campeã Nacional de Cadetes; Luís Lopes que alcançou o 3º lugar no Nacional de Cadetes e de Lia Raposo que foi vice-campeã na taça de Portugal na categoria Juvenil.
No judo destaca-se a conquista do Campeonato Regional de Seniores, por Fausto Amaral e Filipe Teixeira a sagrarem-se vice-campeões regionais e, no Karaté, a conquista do 3º lugar no Campeonato Nacional Universitário do jovem lagoense Luís Mota e a conquista do Clube de Karaté de Lagoa, no qual José Caetano e o seu treinador António Moniz consagraram este clube como Campeão Regional, no escalão de Cadetes em Kumité.  
Foram feitos que marcaram as páginas dos jornais e redes sociais e foi com esta dinâmica desportiva, onde certamente ficou muito por destacar, que comprovamos o trabalho realizado na área do desporto que dignificou a juventude lagoense e promoveu o Concelho e os Açores em 2013, naquilo que apresenta de melhor, a nível nacional e internacional.
A promoção do desporto e a continuidade destas atividades tem sido uma prioridade da Câmara Municipal que, apesar das fortes restrições orçamentais que enfrentou e enfrenta, continua a apostar no desporto, apoiando os clubes e associações lagoenses, bem como melhorando os equipamentos municipais para o incremento da prática desportiva. Em 2013, a ação da autarquia foi evidente com a abertura do Ginásio AQUAFIT – Health & Fitness Club; a construção das instalações do Clube Náutico de Lagoa; a construção de novos balneários do Campo Municipal João Gualberto Borges Arruda; a colocação de pisos sintéticos nos polidesportivos da Ribeira Chã, Cabouco e Atalhada, que tem fomentado o aparecimento de novas modalidades desportivas, como é o caso do ténis que já detém um clube na Lagoa.
São factos que comprovam que, a crise e os cortes do Governo da República em todas as áreas ditas fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade, não impediram a forte dinâmica desportiva lagoense, nem o talento genuíno da juventude lagoense e o trabalho persistente dos nossos clubes e associações, que unidos mostram que há uma causa mais forte e mais nobre envolta deste trabalho e que os move a todos que é, precisamente, o gosto pelo desporto e a formação de milhares de crianças e jovens que constituirão a sociedade de futuro.
Verónica Almeida