quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

FUTSAL: “COMO EU VI ESTA JORNADA DE FORMAÇÃO NO PAVILHÃO DO GINETES…” – POR JOSÉ ARAÚJO

Como gosto de ter uma opinião credível da formação do Futsal da ilha de São Miguel, desloquei-me no passado domingo com um sol radioso ao pavilhão da escola secundária do Ginetes. Aproveitei esta ocasião para dialogar com amigos, treinadores directores e árbitros e o assunto a abordar para não fugir à regra foi o futsal das necessidades destas colectividades na competição e treino no seu dia-a-dia.
 
No primeiro jogo da manhã 9.30 horas, observei o jogo de infantis entre o SC Santa Luzia 4 - 1 AC Ginetes, em que os miúdos das Feteiras já mais “trabalhados” conseguiram e bem levar de vantagem neste jogo.
No jogo das 11 horas, entre AC Ginetes ”B” 0 – 6 Achada FC, em Benjamins, notei que ambas as equipas estão também numa fase de evolução, sendo certo que os da Achada estão inseridos num projecto que este ano deu os primeiros passos rumo ao futuro. Quanto à claque que apoia os “miúdos” da Achada composta por muitos pais e avós, foi incansável durante todo o jogo, num apoio incontestável.
Quando aos miúdos do Ginetes, tanto em Infantis como Benjamins, ainda estão numa fase de aprendizagem, precisam de treinar assiduamente pois apoio no banco técnico e nas bancadas não lhes falta.
No jogo das 12.30 horas, em Infantis, encontraram-se o CD Juventude Candelária 6 – 4 Maia CA, em que os atletas da Maia, concelho da Ribeira Grande, eram os guias invictos deste campeonato, tinham levado de vencida, os da Candelária por 5 – 4, na 1ª volta. Neste encontro de “tira teimas” venceram os da casa num jogo muito emocionante e com incerteza no resultado. Na segunda parte houve ainda uma boa recuperação do Maia CA, mas não foi suficiente para ganhar os três pontos. Das bancadas veio um forte apoio aos da casa pelos seus colegas de freguesia, com cânticos de apoio.
E no último jogo do dia e pelas 14 horas, estiveram frente a frente o AC Ginetes 2 – 2 Capelense SC, em que estes últimos apresentaram-se desfalcados, mas no decorrer do jogo não se notou tal falta. A divisão dos pontos aceita-se pelo que nos foi mostrado no decorrer do jogo.
Foi uma rica manhã desportiva, bem vivida com “amantes” do futsal. Quanto às arbitragens estiveram bem demonstrando no decorrer dos jogos, um bom sentido pedagógico na interpretação das leis de jogo junto dos mais novos.
 
 
Texto e fotos: José Araújo