segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

FUTSAL SENIORES: DERBY MICAELENSE COM JORGE ARRAIAL DO ESCOLAR VILA FRANCA NO SEU MELHOR

No encontro da primeira jornada da Série Açores, realizado no Multiusos Arena em Vila Franca Campo viu-se a formação da Vila das Capelas entrar e a pressionar muito, mas foi o CE Vila Franca que chegou ao golo por Fabinho, quando estavam decorridos cerca de 12 minutos de jogo, após a transformação de um livre directo.
 
Os comandados por André Rodrigues já tinham perdido uma grande ocasião de golo minutos antes, por mão na bola dentro da área de Rui Borges “Galinha”, do CE Vila Franca, que Helder Medeiros falhou na transformação da grande penalidade. Com visível falta de sorte na finalização, o Capelense teve muitas ocasiões de golo criadas, mas que não foram concretizadas fruto de grande ansiedade por parte dos atletas.
O Capelense reagiu bem ao golo e quando faltavam cerca de 4 minutos para o termo da primeira parte, e num contra-ataque, Hélder Pacheco repôs a igualdade no marcador. E foi no minuto final que quase tudo se resolveu nesta primeira metade do encontro, tendo mais uma vez o Capelense perdido a ocasião de marcar por intermédio de Emanuel Monteiro na transformação de um livre de 10 metros. A 46 segundos para o final da primeira parte e numa jogada de contra ataque de Fabinho, este rematou à trave e à segunda emendou para golo, Estava feito o 2–1, para os locais. Mas os atletas de Vila Franca ainda voltariam a marcar sobre o apito final fazendo o 3-1, por Varão, coincidindo este golo com o apito final, mas que acabou por ser validado pela mesa de cronometragem.
Na etapa complementar e ainda não estava decorrido um minuto, e já Jorge Arraial rematava à baliza, com a bola a sair ligeiramente por cima da trave de Vasco Neves, do Capelense. Mas nem sempre foram os atletas da casa a tomar a iniciativa do jogo, pois Hélder Medeiros e André Pires falharam inúmeras ocasiões de golo, com alguns remates a criarem algum perigo e outros à figura do guarda-redes adversário. A faltar oito minutos para o final, o CE Vila Franca atingiu as cinco faltas acumuladas, fruto do crescimento ofensivo do Capelense inibindo assim o seu jogo agressivo.
E foi com duas falhas de Jorge Arraial, uma isolado e outra numa falha na transformação de um livre directo que o marcador não sofreu alterações. No minuto seguinte e num bom cruzamento em habilidade para Rui “Galinha” este falha mais uma vez o golo certo, mas desta com boa defesa de Vasco Neves. E foi na marcação de um livre directo sem barreira que Carlos Sousa “Velhinho”, que o Capelense marca o seu segundo golo.
Com a diferença no marcador de um golo, o Capelense tentou virar o jogo a seu favor tendo Emanuel Monteiro rematado “do meio da rua” com muita força para uma boa defesa de João Vieira. E foi num bom drible de Fabinho e na transformação de um livre directo que o marcador aumentou para 5–2, favorável aos locais.
A perder, o treinador André Rodrigues, do Capelense apostou no guarda-redes avançado a partir do minuto 16, para reduzir o marcador criando inúmeras ocasiões de golo não concretizadas.
E foi nos dois minutos finais que o jogo deu uma grande volta, com a marcação de dois golos para o CE Vila Franca da autoria de Fabinho e Rui “Galinha”, este último com bom passe de Jorge Arraial, que jogou e fez jogar os seus colegas de equipa.
Com a entrada em campo de Elton Almeida, guarda-redes do Capelense, quando ainda faltava um minuto e trinta segundos, este defendeu um livre de 10 metros sem barreira, executado por Rui Soares, não evitando a recarda de Jorge Arraial que fechou assim o resultado em 7–2, para o Clube Escolar de Vila Franca.
Numa breve apreciação à equipa de arbitragem composta por José Correia, Nuno Estrela e Orlando Freitas na cronometragem todos da AFPD, acusaram um pouco a responsabilidade deste derby micaelense, tendo julgado mal alguns lances, sem colocar em causa o resultado final. Ficou a dúvida no pavilhão se na contagem das faltas acumuladas para o Capelense foi correcta, mas é dada o beneficio da dúvida à equipa de arbitragem. Esta equipa de arbitragem têm capacidade técnica para fazer mais, faltando ainda um pouco de visão periférica além do local da bola, merecem da minha parte total confiança para jogos do Nacional e da Série Açores.
Resultados da 3ª Divisão Nacional - Série Açores 1ª Jornada
AC Ginetes 3 - 7 Matraquilhos FC
CE Vila Franca do Campo 7 - 2 Capelense SC
CDCC Posto Santo  3 - 0 AJ Fonte do Bastardo 
CD "Os Marienses"  3 - 3 SC Barbarense 
ADCP Biscoitos  - GD Fazendense (Adiado)
 
 
 
 
Texto e fotos: José Araújo