quarta-feira, 23 de abril de 2014

FUTSAL: NÚCLEO SPORTINGUISTA DE LEIRIA VENCEU NORTE CRESCENTE NA RIBEIRA GRANDE

Realizou-se no Complexo Desportivo da Ribeira Grande a 5ª jornada da Taça Nacional, na categoria de juvenis, e que pôs frente a frente o Clube Norte Crescente e o Núcleo Sportinguista de Leiria. O desafio teve a arbitragem de Fábio Carapuça e José de Sá, da AF Beja, e na cronometragem de Ricardo Rodrigues, da AFPD.
 
O jogo teve o seu início numa toada de forte pressão do Núcleo Sportinguista Leiria marcando o ritmo de jogo, pelo que o Norte Crescente foi tentando rodar a bola para ganhar tranquilidade. E foi com dois bons remates de Rodrigo Furtado dos micaelenses, que estava dado o mote do jogo. 
Passados alguns minutos e os visitantes marcaram o primeiro golo a passe Francisco Ferreira pela lateral, que a rematou cruzado e assim fez o 1–0. O Clube Norte Crescente não acusou o golo e veio para a frente, tendo realizado dois remates por Rodrigo Furtado, um ao poste e outro “cortado” pelos defensores em cima da linha de golo. E como quem não marca sofre, Paulo Antunes do Leiria marcou o 2–0, a passe de Ricardo Pacheco que entrou de rompante na área e a rematar forte. Foi com este segundo golo que os locais começaram a não acertar com os passes, acusando a sua participação nesta Taça. Já os Leirienses com mais algum traquejo e tranquilidade jogavam um futsal simples, mas com eficiência. Após uma paragem técnica, Rui Rebelo incutiu mais alguma tranquilidade aos seus atletas e Romeu Melo fez o primeiro golo após insistência de Rodrigo Ponte com passe da linha final para o meio para golo. Em jeito de resposta o N.S. Leiria fez o 3-1, com um passe curto de Ricardo Pacheco para Pedro Marques. Numa recuperação de bola na meia pista, Ricardo Pacheco do Leiria estabeleceu o 4–1, com que terminou a primeira parte.
Os visitantes na segunda parte do encontro acusaram um pouco o esforço, tendo o seu treinador Hélder Silva rodado a sua equipa e desta forma continuaram a marcar golos, por Luís Silva e Paulo Antunes, fazendo o 6-1. O Norte Crescente também com a lição bem estudada fez uma boa saída de pressão com origem no seu guarda-redes e Rodrigo Furtado dribla e o guarda-redes adversário fazendo o 2–6. Pouco tempo depois, numa jogada de insistência de Rodrigo Furtado e Ruben Moniz, após ver a bola ressalvar do poste direito rematou para o 3–6. Foi neste período que o Clube das Capelas, cresceu mais e os Leirienses acusaram os golos sofridos nesta segunda parte, tendo o seu treinador incutido nos seus atletas o espirito vencedor, e assim surgiu o 7–3, golo de Saul Castro.
Com o N.S. Leiria tapado com as cinco faltas nos minutos finais, o Clube Norte Crescente cresceu de novo reduzindo para 7-4, após a marcação de um livre directo sem barreira de Carlos Moniz. E foi com a marcação de dois livres directos, um para cada lado, de Carlos Moniz do NC e Samuel Castro a falharem os respectivos livres diretos sem barreira que o jogo terminou com um resultado de 7–4, favorável aos atletas vindos de Leiria.
 
 
 
Texto e fotos:  José Araújo