terça-feira, 1 de abril de 2014

RECORDAR É VIVER: JOGO DE VELHAS GLÓRIAS DE HÓQUEI PATINS

Foi no passado sábado que pude assistir no pavilhão Sidónio Serpa a um jogo de hóquei patins de Velhas Glórias da nossa terra, inserido na gala dos 60 anos da Associação de Patinagem de Ponta Delgada. Na arbitragem recordei o meu amigo de infância e companheiro na arbitragem do Professor Rui Martins, que “apitou” este jogo entre velhos companheiros e adversários. Fiquei com imensa pena de também não poder colaborar nesta arbitragem, pois durante alguns anos o Rui Martins foi meu colega de dupla a nível nacional. Mas como não fui convidado, para tal registei para a posteridade com a minha máquina fotográfica imagens para mais tarde recordar.
 
Durante o aquecimento dos jogadores na pista, recordei o meu amigo de infância Floriano Machado e Arnaldo Melo, outros também recordo Durval Ferreira, Liberal Tomé, Gilberto Melo, Pedrinho, Pedro Nascimento Cabral, Aníbal, Vitor Martins, Tony, Rui Galvão, João, Lévinho entre outros que já não recordo o nome, não porque os perdi de vista, mas também por mim já passaram muitas primaveras.
Um destaque muito especial para o professor Pedro Jorge Cabral, grande treinador, seleccionador, coordenador técnico da APPD, que com toda a sua persistência, viu-o jogar de novo a jogar, depois recuperar de uma doença grave que o abalou. Foi um homem que no hóquei motivou, ocupou jovens das zonas limítrofes do pavilhão, ensinando-os a patinar e que os pôs a jogar nas suas equipas do CUM, fazendo deles homens até aos dias de hoje. Também este grande Homem treinou inúmeros jovens desta ilha, muitos deles até chegaram a jogar em equipas continentais e a dignificar a ilha de São Miguel e os Açores, estamos de facto a ver um hoquista que nos marcou ao longo destes anos pela positiva.
Foi bem empregue o tempo que tive de os ver a todos a rolar no pavilhão Sidónio Serpa como se os anos não passassem. Relembrei o também o meu “professor” na arbitragem Nicolau Botelho, que com a sua jovialidade ainda conseguiu jogar alguns minutos de jogo, relembrando os tempos idos do Clube União Sportiva, como jogador, treinador e árbitro em grandes e emocionantes jogos de hóquei.
Revivi também imagens da minha infância do ringue do União Sportiva, do Jaime Furtado na baliza dos verdes da rua de Lisboa, meu clube predilecto, a defender a sua baliza até ao último minuto de jogo.
Na zona envolvente e no banco de suplentes vi a presença do Luís Silva, antigo guarda-redes e José Roque jogadores e treinador do CDSC, Eduardo Jorge do MFC, Herberto Resendes jogador, de José Francisco (Xico) dirigente com mais de 20 anos ao serviço do hóquei e do CUM e a desempenhar ainda funções neste dia de jogo grande de Velhas Glórias do Hóquei patins. Também não posso deixar de referir Marco Resendes jogador em diversos clubes desta ilha, no apoio na logística dos equipamentos e material de protecção.
Nas bancadas marcou a presença de um antigo presidente de clube, dirigentes, amigos e familiares dos jogadores, que neste dia relembraram que há muitos anos o faziam da mesma maneira e com o mesmo entusiasmo.
A todos um Bem-haja e que momentos destes se repitam muitas vezes.
 
 
José Araújo