terça-feira, 27 de maio de 2014

FUTSAL: JOGO DO TÍTULO DA 2ª DIVISÃO SÉRIE “B” ACONTECEU EM RABO DE PEIXE - RIBEIRA GRANDE

Disputou-se no passado sábado, no pavilhão da escola secundária de Rabo de Peixe, a última jornada do campeonato nacional da 2ª divisão série “B”, entre as equipas do CD Rabo Peixe e a Burinhosa. Neste jogo estava em disputa apuramento do campeão daquela série, e para a Burinhosa, só interessava a vitória.

As bancadas não apresentavam aquela moldura habitual devido às festas religiosas do Senhor Santo Cristo, mas os poucos que lá se deslocaram deram por bem empregue o seu tempo no apoio à sua equipa. Nesta deslocação também teve presença de muitos adeptos que acompanharam o Burinhosa e que aproveitaram a deslocação a esta ilha para ver as festas em Ponta Delgada.
Ambos os conjuntos entraram em jogo nervosos e ansiosos, muito embora o CD Rabo Peixe não tivesse nada a perder, pois já estava garantida a permanência na 2ª divisão. Ainda não eram decorridos os primeiros cinco minutos e num passe de “Pimpolho” para Ângelo Coelho, este rematou para golo. Estava aberto o marcador para Burinhosa. A meio do primeiro tempo, e após a marcação de uma grande penalidade pela Burinhosa, por mão na bola de Bruno Arruda dentro da área, Pimpolho aumentou a vantagem para 0-2. E logo de seguida ampliaram os visitantes para 0-3.
Após estes três golos o CD Rabo Peixe reage e Leonardo “Chamon” rematou cruzado para o guarda-redes Rui Castelhano defender para canto. Logo de seguida também “Casaca” rematou forte dos 9 metros, com o guarda-redes adversário muito atento, defendeu bem. Com estas boas iniciativas, o Rabo Peixe não conseguiu reduzir o marcador, pela boa disposição dos jogadores da Burinhosa que cortavam todas as linhas de passe. Foi ainda nos minutos finais que a Burinhosa aumentou o marcador para 0-4, golo da autoria de Ângelo Coelho com mais um bom passe de “Pimpolho”. E já nos segundos finais João Arantes do Rabo Peixe reduziu para 1–4, após defesa a dois tempos do guarda-redes adversário, resultado com que terminou a primeira parte.
O tempo de intervalo fez bem ao CD Rabo Peixe que nos primeiros minutos fez alguns remates perigosos mas sem resultados práticos. E num boa transição de Fábio Catarino para Medeiros, com bom remate, que obrigou Rui Melo a aplicar-se a fundo para evitar o golo. E como quem não marca sofre, os visitantes acabaram por marcar o 1-5, após a marcação de um livre directo com barreira de Fábio e a bola em embater ainda em Tó e a trair Rui Melo.
Foi com falhas na concretização que ambas as equipas não conseguiram aumentar o score, com a Burinhosa a ser muita perigosa a pensar o jogo, falhando até duas tentativas de chapéu a Rui Melo. O jogo terminou com o Burinhosa a sagrar-se campeão nacional, vencendo o encontro por 1-5.
Numa breve apreciação final ao Burinhosa, tem uma equipa muito coesa, pensa bem o jogo, defende melhor, e apresenta-se atento às linhas de passe do adversário. É bem orientada pelo Kitó Ferreira, treinador com alguns anos no clube e que tem desenvolvido um bom trabalho na formação e nas selecções da Associação de Futebol de Leiria.
Relativamente ao CD Rabo Peixe, a equipa teve algumas oscilações com a saída de “Minhoca” para o Braga e a ausência do “mister” Fernandes, durante algum tempo por motivos de saúde, para além de algumas lesões prolongadas. Penso que para a próxima época deve manter o núcleo duro da equipa com alguns reforços já na “manga”.
Sobre a arbitragem de Pedro Pereira e Filipe Oliveira, da AF de Aveiro, e João Machado na cronometragem, estiveram bem com pequenas falhas que não comprometeram o resultado final do jogo.
 
 
Texto e fotos:  José Araújo