quinta-feira, 23 de outubro de 2014

ENTREVISTA COM O PRESIDENTE EDUARDO ROCHA DO GD FENAIS DA LUZ

Estivemos à conversa com Eduardo Rocha, de 32 anos, presidente do GD Fenais da Luz, e morador na freguesia há vários anos. É também árbitro de torneios da Costa Norte, dirigente e grande entusiasta pelo futsal. Em conjunto com outros amigos de futsal na freguesia dos Fenais da Luz, e com o objectivo de reanimar a vida associativa, criaram o Grupo Desportivo Fenais da Luz, virado para futsal e o recreativo.
 
JA - Como apareceu o GD Fenais da Luz no futsal?
Eduardo Rocha – O GD Fenais da Luz apresentou-se na presente época desportiva renovado e com objectivos definidos. O grupo organizou-se e deixou de estar directamente ligado à Casa do Povo, criando a sua própria orgânica e apoiado pela Junta de Freguesia e Centro Social. Quero enaltecer um dos seus sócios fundadores José Francisco Bettencourt, presidente do conselho fiscal, e também nosso patrocinador.
JA – Que apoios o GD Fenais da Luz tem para a presente época?
E.R. – Além da Açorotel que veste todas as nossas equipas, temos apoio da Junta de Freguesia com o apoio duma carrinha (que nos vai ceder a mesma a título definitivo, a curto prazo) na deslocação dos nossos atletas dos escalões de infantis, juvenis e seniores femininos, para os treinos no pavilhão da Escola Secundária na freguesia de Rabo Peixe, assim como os jogos da AFPD.
Um dos mais importantes apoios é o contrato programa com o Governo para as nossas equipas de formação, pois com este dinheiro pagamos as inscrições e seguros à AFPD. No verão organizamos eventos e exploramos uma barraca de comes e bebes nas festas da freguesia.
JA – A freguesia dos Fenais tem um polidesportivo descoberto construído há mais de 30 anos onde se organiza diversos torneios no verão e jogos do Inatel. Acha que a freguesia já devia ter um pavilhão coberto fase ao desenvolvimento desportivo local?
E.R. – Sempre foi uma das grandes necessidades da nossa freguesia para colocar estes “miúdos” e outros a praticar desporto com qualidade, pois eles já o merecerem há muitos anos, pois o polidesportivo que existe já podia estar coberto se houvesse vontade….
JA – O GD Fenais da Luz tem nos seus quadros dois técnicos com o curso de nível I, para três equipas. O que se torna necessário para expandir o clube com mais jovens e mais equipas?
E.R. – De facto uma das nossas grandes necessidades é a de treinadores com formação, pois na época anterior a Casa do Povo, não pode ou não quis apoiar-nos neste projecto de formação de treinadores locais, assim não é possível aumentarmos o número de atletas nem de equipas. Se a AFPD abrir na presente época inscrições para treinadores de nível I, de certeza que vamos inscrever-nos para que no futuro tenhamos mais atletas e mais equipas.
JA – A AFPD tem no seu gabinete técnico um treinador de futebol a tempo inteiro, também com funções administrativas e outro em full-time. Em Santa Maria um treinador de futsal que também desempenha funções de representante da associação naquela ilha e um treinador em S. Miguel só para treinar as selecções para os campeonatos regionais e nacionais. Face ao que foi referido anteriormente o que melhorava no gabinete técnico da associação para que o futsal em São Miguel aumentasse em número de atletas e equipas?
E.R. – A FPF divulgou na sua página na internet e para todas as suas associações filiadas, a necessidade de se desenvolver um trabalho em conjunto com as escolas do 1º ciclo no ensinamento e divulgação do futsal por este País fora. Torna-se necessário assim, termos com a máxima urgência um treinador a tempo inteiro e durante a época desportiva, que vá ao encontro deste objetivo e de outros traçados pela AFPD, tendo em conta a popularidade que a modalidade tem neste momento. Não é só com os apoios nas inscrições que a AFPD pensa que o futsal vá evoluir a curto prazo, tem de haver mais e direccionados para a modalidade.

 

Texto e fotos: José Araújo