quarta-feira, 1 de outubro de 2014

FUTSAL POVOAÇÃO: A FESTA DO FUTSAL NO "I TORNEIO PRÉ-ÉPOCA"


Realizou-se no passado fim-de-semana na Vila da Povoação o I Torneio Pré-Época em futsal, nos escalões de juvenis, seniores femininos e masculinos. Foi um esforço conjunto do comércio local tendo em vista a divulgação e implementação do futsal no concelho da Povoação, e que contou com o apoio da Junta de Freguesia de N.S. Remédios, Câmara Municipal da Povoação e da ACDN Senhora dos Remédios.
 
Nos seniores femininos foi convidada a recém equipa formada do Marítimo SC, que venceu por  7 - 2, o GD Fenais da Luz, estes já com alguns anos na modalidade. Aproveitou e bem a organização e apresentou aos seus sócios e simpatizantes a equipa de juvenis da ACDN Senhora dos Remédios 2 - Maia CA 4, do concelho da Ribeira Grande, que venceu este encontro de jovens. Nos seniores masculinos foram convidadas as equipas do Clube Operário Desportivo, CD Rabo Peixe e AC Ginetes, para além do clube da casa, ACD NS Remédios.
 
Para arbitrar estes jogos estiveram presentes os árbitros Rui Martins, Nuno Ribeiro, José Correia, João Machado, Nuno Estrela, Orlando Fretas da AFPD, juntamente com o árbitro da casa Nuno Linhares, jovem promissor que esta época aposta para o salto aos nacionais, mas que por estar lesionado só fez de cronometrista, mas prestou um bom trabalho à organização do torneio.
Resultados dos jogos do torneio:
Dia 26 setembro – 6ª feira
Seniores masculinos - ACDNS Remédios   1 -  C. Operário Desportivo  7
Seniores masculinos - AC Ginetes  1 -  CD Rabo Peixe 2
 
Dia 27 setembro – sábado
3º e 4º Lugares – NS Remédios  1 - AC Ginetes  4
1º e 2º lugares  CD Rabo Peixe 7 - Clube Operário Desportivo 6 (após g.p.)
 
No jogo da final que opôs o CD Rabo Peixe e Operário, ambos a militar na 2ª divisão nacional, começou com um remate cruzado e forte de Tó, de Rabo de Peixe. Passados poucos minutos Gustavo, ex- AC Ginetes, inaugurou o marcador para o Rabo de Peixe, a passe de João Arantes. E numa toada de pressão do Operário, e numa boa jogada de combinação de “Minhoca” e Leonardo, “Chamon” fez o empate. Foi sempre um jogo de parada e resposta com incerteza no resultado até ao final, e numa recuperação de bola de Gustavo, muito activo no jogo, a querer demonstrar a sua mais valia no seio da equipa, fez um bom passe para Tó, fazendo o 2 – 1, favorável ao Rabo Peixe.
Foi com jogadas individuais de Leonardo Chamon” e Carlos Arraial “ Minhoca”, que a baliza do Rabo Peixe passou por aflições, com remates à malha lateral e outra com boa intervenção de César Cabral. E num passe bem medido de André Flores, ex-Capelense, para “Minhoca”, este executa um chapéu e fez o empate a duas bolas.
E foi parte complementar com alta pressão do Rabo Peixe, e na recuperação de bolas, que Hélder e Fernando Pacheco, a rematarem muito por alto, e estava assim dado o mote. Neste segundo tempo de jogo o treinador Bruno Almeida, do Operário, fez entrar António Reis, jovem guarda-redes, já com alguma experiência dos nacionais.
Como se previa para este jogo, e nesta segunda parte foi sempre muito equilibrada com boas ocasiões de golo de André Flores, do Operário, a rematar forte e bem para boa defesa do guarda-redes adversário, e de Hélder Pacheco, de Rabo Peixe, ao lado e perto do poste esquerdo de António. E foi num livre directo sem barreira que Tó fez o 3 – 2, para Rabo Peixe, a castigar uma falta de André Flores sobre um adversário no “meio campo”.
Num contra-ataque rápido dos Lagoenses com superioridade numérica que o Operário fez o empate a três bolas por intermédio de Leonardo “ Chamon”. O jogo nas quatro linhas continuava emotivo e de novo Operário e por intermédio de Leonardo “Chamon” a fazer o 4 – 3, num livre directo sem barreira a castigar falta de Tó sobre um adversário, tendo sido mostrado o duplo amarelo e consequente expulsão do jogo. O CD Rabo Peixe não baixou a intensidade do jogo e empatou o jogo a quatro bolas, por intermédio de João Arantes, numa jogada em superioridade numérica, quando já alguns jogadores de ambos os conjuntos mostravam sinais de cansaço. Este foi o jogo da final do I Torneio Pré Época que não terminou sem que o guarda-redes César Cabral executasse um livre directo sem barreira com a bola a embater forte na barra, e com recarga de João Arantes para defesa de António Reis.
Como determinava o regulamento do Torneio, foi necessário recorrer às grandes penalidades, tendo  o Operário só concretizado duas, enquanto o CD Rabo Peixe marcou três, vencendo assim por 7–6, os Lagoenses.
Após o final de jogo de seniores masculinos, foi entregue a todos os participantes uma medalhada dos 50º aniversário da Junta de Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, Povoação, e troféus aos vencedores, por várias entidades.
Numa arbitragem de Nuno Estrela, Orlando Freitas e na cronometragem de Nuno Linhares, estiveram quase sempre bem.
 
 
 
 
 
Texto e fotos: José Araújo