segunda-feira, 20 de outubro de 2014

FUTSAL: UMA TARDE COM A FORMAÇÃO E O FEMININO DO GD FENAIS DA LUZ

Foi no passado sábado que acompanhámos de perto o novo projecto do “novo” clube renascido na freguesia dos Fenais da Luz, em Ponta delgada. Trata-se do Grupo Desportivo, presente nos escalões de formação de infantis, juvenis e ainda com a equipa senior de femininos de futsal.
 
No jogo de infantis foi possível observar uma equipa muito aguerrida frente ao AC Ginetes, que mesmo a perder durante o jogo soube dar a volta ao resultado e terminou o jogo a vencer por 2–1. Jogo com incerteza no resultado e com ambos os conjuntos empenhados em conquistar a vitória e assim somar os três pontos em disputa no campeonato.
No banco o treinador Paulo Costa, o homem que está em todas, tentou e bem com os “miúdos” que teve para este jogo, conjuntamente com director Adelino Moniz, natural das Capelas, que chegou para ajudar o clube dos Fenais na época passada, e que já faz parte do grupo de trabalho depois de ter conquistado em apenas dois anos, quatro títulos para o Clube Norte Crescente - é uma energia positiva no seio do grupo.
Antes do jogo de juvenis cantaram os parabéns ao vice-presidente do clube e treinador dos seniores femininos Bruno Costa, pelos infantis e juvenis que estavam no aquecimento, e pelos pais dos atletas mais jovens que na bancada comiam a sua sandes e sumo após um jogo.
Nos juvenis o GD Fenais da Luz recebeu e perdeu por 0–11, com o CE Vila Franca do Campo, equipa bem orientada pelo treinador Prof. Paulo Videira, a jogar e trocar a bola, bem como a pensar bem o jogo.
Os atletas de Vila Franca souberam pressionar muito bem os seus adversários, fruto do bom trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Clube Escolar, uma aposta bem definida pela direcção do clube.
O GD Fenais da Luz na presente época está a reconstruir a sua orgânica desportiva apostando nos seus jovens talentos da freguesia, para dar frutos a médio prazo com a constituição de uma equipa de seniores masculinos.
Por último o jogo de seniores femininos que opôs o GD Fenais da Luz à recém formada equipa do Marítimo SC, da Calheta, em pleno centro da cidade de Ponta Delgada. Venceu por 7–1, o Marítimo, treinada pelo João Cordeiro, que já com experiência neste escalão. É preciso não esquecer que durante o jogo as jogadoras dos Fenais da Luz deram o seu melhor, mas com um banco reduzido não puderam fazer mais. É sem sombras de dúvidas um Marítimo candidato ao título na presente época, pelo seu conjunto e pelo valor individual das suas atletas que vieram de vários clubes.
Para que as equipas femininas possam evoluir e ter maiores valias técnicas precisam de ter escalões de formação, treinadas por pessoas qualificadas, com o objectivo sempre de melhorar o futsal ao nível de cada atleta e do seu grupo com novas jogadoras.
Tendo a certeza que com muito esforço dos seus directores e treinadores do GD Fenais da Luz, dos pais que nas bancadas apoiam este clube virado para o futsal, vão trazer mais-valias num futuro próximo.
Por último e para os “homens do apito”, Orlando Freitas e Marco Rocha, que estiveram no pavilhão da Escola Secundária de Rabo de Peixe desde as 14 horas, e só terminaram por volta das 20 horas, de arbitrar estes jogos, fizeram um bom trabalho com muita dedicação à modalidade.
 
 
 
Texto e fotos: José Araújo