segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

JUVENIS DO MAIA CLUBE AÇORES E RODRIGO MACEDO CONQUISTARAM TÍTULO

Técnico Rodrigo Macedo falou ao DFA após conquista do título…
 
O escalão de juvenis do Maia Clube Açores, em futsal sagrou-se este fim-de-semana campeão de São Miguel, em prova da AFPD, após ter goleado por 8-0, a equipa dos Ginetes. Este é um título que os atletas da freguesia da Maia, cidade da Ribeira Grande, traziam em “manga” desde o início da época, conforme confidenciou o técnico Prof. Rodrigo Macedo ao DFA, logo após a conquista deste importante titulo.
“Este foi o culminar de um projecto delineado para dois anos e que acabou por surgir, mas claro, onde o trabalho, dedicação e muito querer estiveram sempre presentes nos atletas”. Rodrigo Macedo salientou ainda à nossa reportagem a grande aposta do clube na formação dos atletas com técnicos vindos de “fora”, onde as acções de formação foram uma constante. “Quanto ao querer vencer a presente prova, isso “nunca” se colocou em causa, embora em determinado momento, baixamos a fasquia para a qualificação nos primeiros três lugares”. E Rodrigo Macedo referiu que “não é nada fácil jogar e ter aspirações a títulos, com um plantel limitado de uma dúzia de atletas. O Maia CA, não pode ir buscar outros jogadores da freguesia por falta de transporte, mas a vontade e o muito querer levou-nos longe…”. E o nosso interlocutor foi dizendo que o seu desejo no Maia Clube Açores é desenvolver um trabalho mais aprofundado, que passa por duas situações: “temos que melhorar a forma com que os atletas encaram a formação e depois tem que existir um maior apoio para nos podermos expandir. Sem isto, não poderemos ir mais além…”.
Para além das dificuldades, o facto é que o Maia Clube Açores, em juvenis arrecadou no Campeonato de São Miguel, na presente época, 17 vitórias, em 18 jogos, onde marcou 91 golos e sofreu apenas 14.
Relativamente ao futuro, o técnico Rodrigo Macedo diz-se confiante em ultrapassar a formação da Ilha de Santa Maria. “Vamos encarar a próxima etapa, nesta caminhada, com a máxima seriedade e se possível, aumentar a quantidade de treinos. Reconheço que temos que nos esforçar um pouco mais para alcançar o segundo objectivo que delineamos nesta época, que é ultrapassar a formação da Ilha de Santa Maria”.
Futsal na freguesia da Maia
Numa forma de divulgação da modalidade, o Maia Clube Açores criou um escalão de miúdos de 5 e 6 anos que treina no pavilhão todas as sextas-feiras. Outro contributo para o futsal local é a dinamização da III Maratona de Futsal da EB 2,3 da Maia, onde 144 alunos estão inscritos e cada equipa tem que apresentar duas raparigas inscritas. “Creio que com estas iniciativas e outras que estamos a organizar vamos melhorar e aumentar o número de praticantes na região”.
Quem é o técnico Rodrigo Macedo?
Rodrigo Macedo é um jovem professor de Educação Física, que lecciona na Escola Integrada da Maia, Ribeira Grande, há nove anos. Natural do Sul do Brasil considera-se um micaelense por se encontrar na Ilha há uma dezena de anos. Veio para Portugal com a finalidade de realizar o Mestrado em Gestão do Desporto, na Faculdade de Motricidade Humana, o que acabou por conseguir. O destino acabou por coloca-lo numa escola micaelense, onde afirma sentir-se muito bem, “pois na Maia, e em São Miguel, as pessoas são muito amigas. Qualquer pessoa só pode sentir alegria por viver junto de um povo tão afável”.
E a terminar a nossa reportagem, Rodrigo Macedo deixou uma mensagem abrangente:
“A mensagem que deixo é dirigida aos jovens que praticam e que pretendam vir a praticar futsal, é que o façam com amor, seriedade e dedicação. Que honrem o seu clube e as pessoas que lá trabalham. E que pensem sempre em melhorar no futsal, que treinem e apliquem-se seriamente, pois os clubes têm pessoas qualificadas para dar maior enfase ao futsal. Por outro lado deixo uma mensagem de apelo às entidades competentes para ajudarem os clubes na logística, pois é uma grave lacuna. Esta é um sério problema que temos na Maia” – disse.


Mário Nunes (jornalista)
 
Fotos: Direitos reservados