quinta-feira, 12 de março de 2015

FUTSAL JUVENIS: MAIA CA E A SÚMULA DE UM CAMPEÃO A PENSAR NOS NACIONAIS

Os juvenis do Maia Clube Açores são os novos campeões regionais em futsal, depois de realizarem uma época brilhante, onde contabilizaram vinte e cinco jogos, e onde conheceram a derrota por uma única vez. Cheios de garra e muita força de vontade, acrescida de grande humildade, eis que o Maia, em representação da AFPD, venceu e convenceu, arrecadando desta forma o título de Campeão Regional no passado fim-de-semana, na freguesia da Maia, em São Miguel, onde estiveram também presentes o São João e o Matraquilhos, em representação da AFH e AFAH, respectivamente.
 
Mas este trabalho já vem sendo preparado e alicerçado pelo técnico Rodrigo Macedo, naquilo que ele apelidou de um projecto para dois anos. Em Setembro do ano passado, "o nosso objectivo era ficar entre os quatro primeiros do Campeonato de São Miguel, mas com o passar dos jogos, as vitórias foram surgindo e começamos a alterar nossos objetivos iniciais passando a concentrar-nos nos encontros com vista a vencer o campeonato. Foi uma prova dura, onde existiam várias equipas de bom nível, mas tentamos nunca nos desviar-nos do nossos objectivos. Tanto mais, que a faltar dois jogos para terminar o campeonato, já eramos campeões antecipados..." - referiu Rodrigo Macedo.  E  o nosso interlocutor foi afirmando que não fora fácil liderar este grupo no que concerne ao escasso grupo de atletas que detinha, entre uma dezena e uma dúzia. "Após vencermos o campeonato, tentamos diminuir a intensidade de treino, não baixando a qualidade do mesmo. Tive foi que saber lidar e bem com o grupo de 10 a 12 elementos. Tinha que dar minutos de jogo aos que menos eram utilizados, como forma de poupar um pouco os mais utilizados, mas nunca perdendo a qualidade do jogo".
Depois veio mais um passo numa longa caminhada, mas curta temporalmente, já que surgiu de seguida o apuramento da AFPD, com o Maia Clube Açores a ter que disputar dois difíceis jogos com "Os Marienses", tendo vencido ambos os jogos. Estava dado mais um importante passo no seio do grupo maiato, e conquistado desta forma um lugar num Regional que fugia já há oito anos.
Súmula de um Regional de futsal em juvenis...
O primeiro jogo do Maia CA, desenrolou-se perante o São João, do Pico, num jogo que aparentemente poderia ser complicado em termos de resultado, mas que acabou por terminar com um resultado de 5-1, favorável aos maiatos. "É que os atletas do Pico, apresentavam uma clara  vantagem na estrutura física, e isto me preocupou um pouco, pois sei o quanto a estrutura física influencia nestas idades". Apesar de terem vencido, o Maia viu um seu atleta ser expulso, para volvidos alguns minutos o mesmo acontecer ao São João. Estavam dois jogadores retirados da prova, e isso passou a ser uma preocupação para Rodrigo Macedo, que soube, e bem, contornar a situação.
No segundo desafio deste Regional, o Matraquilhos venceu o jogo contra São João, por 9-2, deixando tudo em aberto para o desafio entre micaelenses e terceirenses.
Antes do derradeiro encontro, os nervos eram uma constante, embora os juvenis de ambas as formações tentassem não dar nas vistas, mas respirava-se no pavilhão muito nervosismo. Pairava no ar a responsabilidade de se conquistar um lugar no Nacional da modalidade e o alcançar de mais um importante troféu.
E num desafio onde os atletas souberam respeitar-se mutuamente, eis que a seis minutos do final do encontro, o Matraquilhos fez o golo do empate, e o encontro "mudava" de forma, pois os maiatos estiveram a vencer por 1-0, e o pavilhão a vibrar. Nos últimos três minutos, os micaelenses lograram marcar o segundo golo, e aconteceu uma autêntica explosão de alegria, onde entre gritos, palmas e muitas frases soltas de apoio aos locais, já se pensava na vitória. "Foi um momento espectacular, o pavilhão quase foi abaixo... grande euforia. Confesso que nunca vi aquele pavilhão tão cheio. O povo da Maia torceu, e muito, e no final veio aquilo que todos os maiatos queriam, o título de Campeão dos Açores. O curioso aconteceu quando fui cumprimentar os meus atletas e um deles disse-me - mister, isto é que é um grande ambiente que vimos neste pavilhão, parabéns ao povo da Maia" -sublinhou Rodrigo Macedo.
Venham os Nacionais...
O primeiro desafio do Maia Clube Açores, fora de porta é já no próximo dia 21, e Rodrigo Macedo, diz que "temos consciência que tudo que conquistarmos nesta etapa é "lucro". Estamos confiantes, e vamos entrar sempre para ganhar, mas sabemos que os jogos não vão ser fáceis, e principalmente fora de casa". E o técnico campeão concluiu dizendo que "estamos tranquilos, à espera do sorteio que indicará os nossos adversários,  nesta fase. A única coisa que posso adiantar é que serão 8 grupos, de 3 equipas cada, totalizando vinte e quatro formações, das quais 16 passaram à fase seguinte. Vamos repensar a estratégia a ser utilizada para conseguir um feito inédito, chegar entre as 16 equipas de Portugal no escalão juvenil de futsal".
 
 
 Mário Nunes (Jornalista)
Fotos cedidas gentilmente por Luís Torres