sexta-feira, 12 de junho de 2015

ALEXANDRA BARROSO PRESENTE NOS PRIMEIROS JOGOS EUROPEUS EM BAKU (AZERBEIJÃO)

Alexandra Barroso  foi convocada pela Federação de Ginástica de Portugal para oficial da Ginástica Aeróbica e orientar a Seleção Nacional. O Par misto apurado no Campeonato da Europa de 2013, Tiago Faquinha e Ana Maçanita serão os únicos ginastas desta disciplina pois será apenas nesta categoria que Portugal competirá.
 
                                                                                           Direitos reservados
De 12 a 28 de Junho, Baku, reunirá mais de 6 mil atletas e 3 mil oficiais de 50 Comités Olímpicos entre 20 modalidades. No “National Gymnastic Arena” para além da Ginástica Aeróbica, também haverá Competição de Ginástica Acrobática, Artística Masculina e Feminina, Rítmica e Trampolins.  Serão 18 os locais de competição envolvendo novos estádios e infraestruturas, que rodeiam a Aldeia dos Atletas, para modalidades como Canoagem, Natação, Futebol de praia, Basquetebol 3x3, Esgrima, Natação, Tiro com Arco, Atletismo, Judo, Ciclismo, Boxe, Judo, Karaté, Sambo, Taekwondo, Tiro, Ténis de Mesa, Triatlo, Voleibol, Luta e Badminton.
A bandeira portuguesa chegou a Baku, no Dia de Portugal, depois de ter partido da Torre de Belém no passado dia 10 de abril. O ciclista de aventura Jorge Cristóvão entregou a Bandeira Nacional em Baku ao Chefe da Missão Olímpica, José Garcia (ex atleta olímpico de  Canoagem). Foi o culminar de 60 dias de aventura, em que o ex-militar de 53 anos percorreu quase 7000km, passando por oito países, Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Turquia, Geórgia e Azerbaijão. Após a chegada Jorge Cristóvão afirmou que espera ter transmitido aos nossos atletas que “o esforço, dedicação, empenho e coragem compensam sempre. Há que se dedicar. E ter orgulho de ser português a representar o país. O orgulho e maneira de estar a representar Portugal transcende tudo e dá-nos ânimo para conseguirmos ultrapassar todas as barreiras”.
A Tocha dos Jogos Europeus também já chegou a Baku e entrará no Estádio Olímpico na Cerimónia de Abertura. A tocha começou a "arder" no passado dia 26 de Abril e viajou por todo o país ao longo das últimas seis semanas, envolvendo mais de 750 mil pessoas.
Das duas dezenas de modalidades, onze competem para apurar os atletas para o Rio 2016.
DFA