segunda-feira, 1 de junho de 2015

CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO DOS XIX JOGOS DAS ILHAS QUE DECORRERAM NA ILHA TERCEIRA

"A aposta no desporto como elemento unificador de culturas e saberes contribui fortemente para a dinamização das camadas jovens" - defendeu Osório Silva
 
A contínua aposta das entidades públicas no desporto, enquanto elemento unificador da sociedade, é essencial à formação dos jovens, contribuindo para a sua dinamização. Osório Silva, vereador do Desenvolvimento e Coesão Rural, das Infraestruturas e Mobilidade da Câmara Municipal da Praia da Vitória, intervinha na cerimónia de encerramento dos XIX Jogos das Ilhas, que decorreu no passado sábado pelas 21 horas, na Marina da Praia da Vitória, Ilha Terceira, no Arquipélago dos Açores.
 
Segundo o responsável municipal, “a juventude é o principal pilar da nossa sociedade, e por este motivo, cabe às entidades públicas investirem na criação de infraestruturas e equipamentos desportivos que potenciem a prática do desporto, dotando as novas gerações de condições de fixação nas suas comunidades”.
 
“O desporto constitui, sem dúvida, uma atividade nobre, sendo um fator de integração, coesão social e aproximação entre culturas, bem como instrumento motor do associativismo e de valores como solidariedade, respeito e civismo”, disse.
 
Para o edil praiense, “este evento permitiu reforçar a união das regiões ultraperiféricas da Europa, reunindo no mesmo local os jovens, a cultura e o desporto, que constituem a génese dos Jogos das Ilhas”.
 
“O município da Praia da Vitória, na pessoa do Presidente da Câmara Municipal, assume, no próximo ano, a presidência do Comité das Regiões Ultraperiféricas da Europa. Esta atribuição constitui uma demonstração clara da importância que a cooperação inter-regional tem para nós, enquanto projeto europeu do futuro”, concluiu.
 
Pierre Santoni, Presidente do Comité Organizador dos Jogos das Ilhas (COJI), destacou a hospitalidade, característica do povo açoriano, com que foram recebidos e o sentido de organização demonstrado na concretização deste evento.
 
“Desejo que o trabalho realizado no arquipélago dos Açores, uma das civilizações mais avançadas a nível atlântico, seja visto, pelas restantes regiões insulares, como um exemplo a seguir”, disse.
 
O secretário da Educação e Cultura, Avelino Meneses considera fundamental a aposta em eventos que promovam a prática desportiva e os valores que lhe são inerentes, como o espírito olímpico e o respeito mútuo.
“Pretendemos continuar a trilhar um caminho que concilie o convívio com a competição e a participação com a excelência. Foi isso que verificámos nesta edição dos Jogos das Ilhas, um conjunto de jovens que conseguiu conjugar a competição com a diversão. Essa é a verdadeira essência do desporto”, referiu.
 
Na XIX edição dos Jogos das Ilhas, foram disputadas nove modalidades desportivas, nomeadamente atletismo; judo; ténis; natação; vela; ténis de mesa; voleibol; futebol; e rugby. Os Açores obtiveram o primeiro lugar nesta competição, seguindo-se, em segundo lugar, a Córsega, e em terceiro a Ilha de Martinica. No quarto lugar, ficou Elba e no quinto a Sicília. Os dois últimos classificados foram a Sardenha e Cabo Verde, que obtiveram o sexto e sétimo lugares, respetivamente.
Foi ainda atribuído o Troféu Fairplay ao arquipélago de Cabo Verde.
A XX edição dos Jogos das Ilhas terá lugar em Palma de Maiorca, no próximo ano.
 
DFA
Fotos: CMPV