domingo, 2 de outubro de 2016

11TH INTERNATIONAL FOOTBALL TOURNAMENT- AZORES TEM COMO HOMENAGEADO DR. CARLOS PACHECO ARRUDA

O Clube União Micaelense decidiu dedicar a realização do 11th International Football Tournament- Azores, ao antigo dirigente, desportista e impulsionador do basquete, entre outras funções, Dr Carlos Arruda, falecido em 1971. Por tantos e tão importantes feitos por este Senhor, transcrevemos abaixo o texto na íntegra publicado por o C.U.M., na sua página de facebook do evento.
 
"Carlos Pacheco Arruda nasceu a 18 de Julho de 1908 e faleceu a 21 de Fevereiro de 1971. Casado com Júlia Maria Pacheco da Silva Arruda (técnica de laboratório), tendo tido dois filhos. Carlos Manuel da Silva Arruda, médico Ortopedista, antigo atleta de hóquei em Patins do U. Micaelense (anos 60) e da Académica anos 70 e 80 e Maria Paula da Silva Arruda Silva Melo, funcionária da SATA aposentada.

Dr. Carlos Pacheco Arruda foi um apaixonado e um eterno enamorado do Clube União Micaelense, tendo sido um brilhante desportista, atleta de futebol, defesa directo (back direito), antes de ingressar no Curso Médico na Universidade de Coimbra em 1929. Especializou-se em Cirurgia Geral e Dermatologia.
Em Coimbra, foi atleta de futebol, mas destacou-se no Basquetebol ao serviço da Associação Académica de Coimbra, chegando a ser internacional em 1932 e 1934.
Montou, nesta cidade, uma escola de Basquetebol, um visionário para a data.
Após finalizar o curso e de regresso a Ponta Delgada, praticou clínica, brilhante e conceituado Médico da nossa praça, foi um acérrimo colaborador do Clube União Micaelense como dirigente e médico. Durante muitos anos realizou consultas e todos os exames médicos aos atletas do Clube e, sempre de forma graciosa, até ao seu falecimento em 1971.

A convite da Direcção do Clube União Micaelense, Dr. Carlos Pacheco Arruda fundou, dirigiu e liderou o Departamento de Basquetebol do Clube, conforme Ofício n.º2 datado de 22 de Fevereiro de 1937, do qual transcreve-se um excerto:
“ A Direcção do Clube União Micaelense, a que tenho a honra de presidir, na sua primeira reunião de hoje, deliberou enviar a V. Exa. as suas melhores saudações desportivas, e, confiando no seu espírito altamente desportivo pedir-lhe a sua valiosa colaboração não só para a organização do team de basket-ball deste clube, mas também confiar-lhe a sua direcção, na certeza de que, deste modo, não será desvirtuada a finalidade dessa modalidade desportiva (…) Dantemão agradecidos pelo favor da anuência de V. Exa. Ao nosso pedido, digne-se aceitar com os protestos da nossa maior consideração e apreço.”

O Clube União Micaelense, presta, assim, o devido reconhecimento ao Dr. Carlos Pacheco Arruda pelos elevados serviços prestados à nossa Instituição, indicando-o, no ano de 2017, como Patrono do 11th International Football Tournament- Azores.
Curvamo-nos perante a grandeza dos serviços que nos prestou."
"Bem hajam os humildes, porque há sempre quem lhes reconheça a virtude, mais cedo ou mais tarde."
 
Fonte: C.U.M.