sábado, 31 de março de 2018

KARATÊ : QUEM PRATICA SABE A FORÇA QUE TEM!

Na opinião do mestre Yasuyuki Sasaki, o karatê é muito mais que um desporto ou uma luta de socos e chutos; é um estilo de vida; uma arte baseada em religiões, doutrinas, princípios éticos e morais, centrado em uma filosofia de auto-transformação para proporcionar união, amizade, respeito e disciplina. Com isso, possibilita que o praticante se torne mais calmo, seguro e confiante; colabora também para a formação integral de crianças e adolescentes porque atua principalmente sobre a formação da personalidade. Você sabe o que o karatê pode desenvolver no seu praticante? A sua prática desenvolve no karateca: agilidade,disciplina, percepção, liderança, raciocínio rápido, boa postura, concentração,responsabilidade, força de vontade, determinação, respeito mútuo, socialização,prevenção e manutenção da saúde, estabilidade emocional, independência, espiritualidade, resistência.

O grande mestre Gichin Funakoshi julgava lamentável que o karatê fosse praticado apenas como uma técnica de luta, isto porque foi desenvolvido para encerrar conflitos e para alcançar a plenitude – corpo e alma –. 

Neste sentido, dizia o mestre que não basta treinar somente o corpo mantendo-o forte e resistente, isto não é suficiente, não é verdade? Não adianta ser um lutador de alto nível e no seu quotidiano, isto é, no dia-a-dia praticar maus exemplos. A sociedade não precisa de lutadores; precisa sim de cidadãos. O karatê é muito mais que um desporto que ensina a bater e a dar eficientes pontapés, é também uma defesa contra doenças e moléstias do corpo.
O grande mestre Gichin Funakoshi reconhecia assim que o karatê é um excelente meio de defesa pessoal e, como tal, não pode ser visto como um desporto qualquer, mas, sobretudo, como uma filosofia de vida que requer do karateca um conjunto de esforços, sem o qual, jamais é possível alcançar a plenitude e a totalidade entre os aspectos relacionados à formação humana.
A nobre arte do karatê procura, através de ensinamentos filosóficos – budô – e exercícios físicos, no contexto do espírito marcial, colocar à prova o caráter e a personalidade do seu praticante, levando-o a desafiar e a vencer a si mesmo para dominar e conter seu espírito agressivo e promover melhoria em sua auto-estima.

Portanto, além de ser um excelente meio de autodefesa, o Karatê é uma forma ideal de práticas de atividades físicas, pois colabora com a formação integral das pessoas. Entre os seus benefícios, a prática regular do karatê desenvolve as capacidades físicas: força muscular, velocidade, coordenação motora e condicionamento físico.
O karatê também possui valores terapêuticos com expressivos resultados,uma vez que todas as partes do corpo entram em jogo. A maior prova de seus benefícios terapêuticos foi a história de vida do próprio mestre Gichin Funakoshi que, mesmo tendo sido uma criança frágil e doente,transformou-se em um adulto saudável pela superação de suas deficiências físicas com a prática de karatê, a que chamou de “Arte Divina”.

Com o exercício desta arte marcial que não requer idade e pode ser praticada em qualquer lugar, em casa,durante um passeio, com ou sem acessórios, individual ou coletivamente, “Portanto, praticar o Karatê só pode ser benéfico ao corpo e a mente”.

(Antonio Melo - Go Dan F.S.K.A.)