domingo, 30 de janeiro de 2011

GOVERNO ASSINALA 90º ANIVERSÁRIO DO SANTA CLARA COM A GARANTIA DO INVESTIMENTO PÚBLICO EM PROL DA ACTIVIDADE DESPORTIVA REGIONAL

O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos homenageou, ontem à noite, o Grupo Desportivo de Santa Clara, em Ponta Delgada, pelos 90 anos da associação desportiva micaelense. No jantar que assinalou o aniversário do clube, José Contente referiu que os 90 anos homenageiam todos, desde o Capitão Rebelo, que souberam levar o bom nome da esta equipa o mais longe possível.

“Estamos a comemorar a força de um clube que persistiu e resistiu durante 90 anos, e que vai persistir e resistir durante muito mais anos porque os açorianos têm essa capacidade de aqui, no meio do Atlântico, resistir e persistir a todas as contingências e a todas as dificuldades que impendem sobre um território descontínuo”, frisou o governante.
O Secretário Regional, em representação do Presidente do Governo, constatou que não é fácil uma associação desportiva desta natureza completar 90 anos, sobretudo num território insular e disperso geograficamente, no entanto, afirmou, “esta é uma Região que tem a força e o saber daqueles que se integram nas causas desportivas e sociais e que levam o nome dos Açores mais longe e mais alto. Já foi assim com o Santa Clara na Primeira Liga e na Liga de Honra”.
É precisamente para garantir a boa formação dos atletas açorianos, o bom desempenho das equipas e as vitórias dos clubes regionais que o Governo Regional investe na actividade desportiva. Anualmente, o Governo dos Açores dedica um importante investimento ao desporto regional, nomeadamente, na formação e na actividade desportiva, que representa 85 por cento dos 13,4 milhões de euros.
“E é assim que devemos continuar, apoiando sobretudo os escalões de formação que são escolas de valores e que devem ser transmitidos às gerações mais novas para que a sociedade dos Açores se constitua segundo esses mesmos valores”, acrescentou José Contente.

Fonte: GaCS/VS/DFA