domingo, 10 de abril de 2011

INICIADOS: LEIXÕES FOI AO FUNCHAL VENCER O MARITIMO POR 2-1 ESTA MANHÃ

O Campeonato Nacional de Iniciados 2ª Fase - Zona A, teve esta manhã na freguesia de Santo António, no Funchal, Ilha da Madeira, um interessante desfecho, já que se encontravam duas equipas com grandes pretensões de vencer, com evidente destaque para a equipa do Leixões que poderia sagrar-se campeão desta fase, embora dependendo do Braga.

Este foi um desafio rápido onde o bom futebol esteve sempre presente. A primeira parte da partida foi de domínio do Marítimo (Funchal), que marcou um bonito golo por intermédio de Vítor Freitas. Passados poucos minutos, o atleta Crista, de Matosinhos a igualar a partida. As coisas começavam a ter um certo equilíbrio dentro do relvado, mas entretanto surgiu o intervalo.
Assim, o Marítimo saia para o intervalo empatado a uma bola, e que não era o resultado ideal para os matosinhenses. Até porque o Leixões necessitava do resultado do seu rival Braga, que tinha que ser no melhor das hipóteses um empate com o Oliveirense. Acreditando que ainda era possivel ser campeão desta fase, o Leixões entrou de tal forma na segunda parte que empurrou nitidamente a equipa madeirense para o seu meio campo, acabando por ganhar terreno e posse de bola aos locais. E foi desta forma que o Leixões passou para a frente do marcador, num lance contestado pelos locais, estando um possível fora de jogo em causa, que acabou por ser o lance do golo aos 17 minutos da segunda parte quando num contra-ataque rápido o atleta visitante recebe a bola no meio campo do Marítimo, e isolado deixa chegar o seu colega Vasco que frente ao guarda-redes local, que apenas empurrou para o fundo das redes (1-2). Estava dada a volta ao resultado. Mas outros golos ficaram por marcar por parte do Leixões, numa partida onde o camisa n. 7, do Leixões mostrou ser o melhor homem em campo, pelo menos para o DFA.
Relativamente às seis jornadas desta fase, ficou à frente o Braga com o mesmo número de pontos do Leixões (15), e apenas a um golo de diferença, marcaram o destino do Braga sagrar-se campeão desta fase.
Relativamente ao Marítimo amealhou nesta fase quatro pontos, mercê de uma vitória, um empate e quatro derrotas.

 Texto e Fotos: Mário Nunes e Mário Jorge Santos (no Funchal)