terça-feira, 24 de maio de 2011

DESPORTO E CONVÍVIO XVI SUPER TAÇA ESCOLAR JUNTAM ALUNOS DAS SECUNDÁRIAS DE PONTA DELGADA

Decorre de 31 de Maio a 1 de Junho a XVI Taça Escolar de Ponta Delgada, iniciativa organizada pelo Departamento de Educação Física da Escola Secundária das Laranjeiras, com o patrocínio integral da Câmara Municipal de Ponta Delgada, através da ANIMA-Cultura. A competição vai reunir 360 alunos das três escolas secundárias do concelho, a que se juntam 30 professores, juízes e o apoio por parte de um grupo de alunos às provas.

A competição vai dividir-se pelas vertentes dos desportos colectivos – futebol, basquetebol e voleibol – e dos desportos indivíduos – ginástica e atletismo – além do que as provas serão disputadas por escalões femininos e masculinos, separadamente.
Em conferência de Imprensa, realizada esta manhã, no Centro Municipal de Cultura, a responsável pelo Departamento de Educação Física das Laranjeiras, Derta Ponte, destacou o cariz competitivo que está inerente à realização de mais uma Super Taça Escolar, mas não deixou de salientar outro aspecto igualmente importante: o contacto entre os jovens dos diferentes estabelecimentos de ensino secundário de Ponta Delgada.
O mesmo foi sublinhado pelo Presidente do Conselho Executivo da Secundária das Laranjeiras, Segismundo Martins, que realçou, também, a parceria entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada, ANIMA/Cultura e a secundária, considerando que a autarquia tem sido “inestimável e inexcedível” nos seus esforços de apoio à iniciativa desportiva que conta já com 16 anos de realizações.
Por parte da Câmara Municipal, José Andrade, o Vereador responsável pela área do Desporto, quis destacar a “importância simbólica” de uma iniciativa que, unindo a autarquia à escola, contribui para a formação integral dos jovens.
José Andrade defendeu que associar a actividade desportiva à escola é fundamental e, neste aspecto, quis homenagear, através da Escola Secundária das Laranjeiras, todos os estabelecimentos de ensino que, com a Educação Física apostam na formação integral dos alunos.
“A Educação Física não é uma disciplina menor, faz parte de uma aposta na formação integral dos nossos jovens”.
O Vereador responsável pelo pelouro do Desporto considerou, também, que a Super Taça Escolar “desempenha um papel social. Pois, tem a vantagem de por os jovens a mexerem-se, e de contribuir para as actividades desportivas e para o convívio social” entre as escolas do concelho.
O responsável congratulou-se pelo facto da Câmara Municipal de Ponta Delgada, através do ANIMA-Cultura, ser, pelo seu patrocínio, “a argamassa que junta as escolas em torno de um objectivo comum e numa actividade conjunta: a melhoria dos hábitos de saúde e a promoção do desporto”.

Mário Nunes/CMPD