terça-feira, 24 de maio de 2011

SENIORES FEMININOS EM FUTSAL: ATALHADA FUTEBOL CLUBE CONQUISTOU TAÇA DE SÃO MIGUEL

A Atalhada Futebol Clube conquistou no passado sábado, a Taça de São Miguel, em seniores femininos de futsal ao vencer na final a equipa da Maia CA, por 6-2. Tendo como palco o Pavilhão do Complexo Desportivo da Ribeira Grande, ambas as formações entraram em campo bastante motivadas a erguer a Taça de São Miguel.

Porém, foi a Atalhada que entrou melhor no jogo, desenvolvendo diversas jogadas de ataque mas que esbarravam na bem estruturada defesa da equipa maiata que ia criando algumas situações de perigo em contra-ataque.
Assumindo a posse de bola e com a criatividade das suas jogadoras a equipa lagoense chegou naturalmente à vantagem. Em desvantagem no marcador a equipa da Maia tentou pressionar mais a Atalhada, mas foi a equipa da Lagoa que ampliou o resultado através da marcação de uma grande penalidade. Os festejos do conjunto lagoense duraram pouco, pois a Maia viria a reduzir a desvantagem, indo ambas as equipas para o intervalo com um resultado de 2-1 a favor da Atalhada Futebol Clube.

Na segunda parte, a formação da Maia tentou dar a volta ao resultado, mas foi a equipa da Atalhada que marcou logo na primeira ocasião que surgiu. A perder por 3-1 a equipa da Maia tentou atacar mais, e conseguiu ainda reduzir para 3-2, mas as intervenções da guardiã da Atalhada, aliada à falta de pontaria das jogadoras da Maia, inclusive ao não marcarem um livre de 10 metros, foram frustrando as novas iniciativas atacantes da Maia, que começou a sofrer golos em contra-ataque e que foram elevando o resultado final para o 6-2.
Este foi um resultado demasiado pesado para a formação da Maia, pela entrega que teve dentro de campo, mas que premeia a eficácia da equipa da Atalhada que conquista, assim, o último troféu que estava em jogo esta temporada.
Os golos da equipa da Atalhada Futebol Clube foram apontados por Sara Almeida (5) e Ana Clemente, enquanto que os golos da formação da Maia CA, foram da autoria de Sara Furtado.
O jogo teve a arbitragem de Pedro Rego e Nuno Ribeiro, que estiveram bem, não tendo qualquer influência no resultado final.
Após o encontro o presidente da Associação de Futebol de Ponta Delgada, Auditon Moniz, entregou a Taça de São Miguel à equipa da Atalhada Futebol Clube, o primeiro troféu da temporada para a equipa lagoense, que desde 2005 não vencia esta competição (em futebol de sete feminino) e que veio quebrar a hegemonia da equipa do Santa Clara no futsal de São Miguel.
Recorde-se que esta foi uma final inédita entre estas duas equipas, imperando sempre o fair-play dentro e fora de campo, numa modalidade que tem registado um forte crescimento na Ilha de São Miguel. Para chegar à final desta competição a equipa da Atalhada afastou nas meias-finais o GD Casa do Povo dos Fenais da Luz (9-2), enquanto a equipa da Maia afastou a equipa do CD Santa Clara (3-2).

Mário Nunes (jornalista)
Foto: Direitos Reservados