quinta-feira, 21 de julho de 2011

KARATECAS EM ESTÁGIO COM EVAN PANTAZI - PONTA DELGADA

Um grupo composto pelos Senseis, António Mota, Paulo Telheiro e os Karatecas Pedro Moniz, Artur Tavares e Luís Teixeira, todos do Karate Clube de Ponta Delgada participaram com muito empenho num seminário/estágio sobre pontos vitais (kyusho jitsu) que se realizou nas Portas do Mar, em Ponta Delgada e que teve com formador o expoente máximo dessa arte, o grande Mestre Evan Pantazi, pessoa de uma grande simplicidade, profissionalismo e uma grande capacidade de comunicação.

O Mestre Pantazi conseguiu desenvolver e transmitir todos os conteúdos programados bem como cativar todos os presentes, que num total de dez horas de formação dividido por duas sessões que possibilitou de uma forma muito simples e agradável, abordar os vários pontos vitais do corpo humano e as suas aplicações quer ao nível terapêutico como também na defesa pessoal. Foi também possível trabalhar os aspectos energéticos e as suas potencialidades o que veio despertar algum fascínio e curiosidade. O Kyusho, além de ser uma disciplina de algumas artes marciais japonesas, desenvolveu-se como modalidade autónoma, e que é ensinada como defesa pessoal.
No Karate, as técnicas de golpes sobre pontos de pressão estão inseridas nos níveis de bunkai (estudo das aplicações práticas de um kata) mais avançados, estando presentes em cada kata (formas), desde o mais básico.
Há três formas de manipular os pontos vitais: impacto, pressão e estrangulamento. Como resultado, ao corpo humano podem acontecer várias situações, como seja dor, choque, perturbações respiratórias, paralisia temporária, forte torção, deslocamento de juntas, fractura de ossos e hemorragia interna.
O estudo do Kyusho consiste na aprendizagem da manipulação e utilização de pontos vitais para incremento da eficiência das técnicas e possibilidades em qualquer área de intervenção, da arte marcial ao dia a dia.
"Porque iniciativas destas são de louvar, o Karate Clube de Ponta Delgada enaltece esta iniciativa do Sensei Ricardo Castro em trazer aos Açores um mestre reconhecido internacionalmente".

DFA/KCPD