quinta-feira, 29 de setembro de 2011

BILLABONG AZORES ISLANDS PRO PRESENTED BY NISSAN: DESCENDENTE DE PORTUGUESES VENCE MUNDIAL DE SURF FEMININO

Malia Manuel, de 18 anos, é a grande vencedora da última etapa do circuito mundial de surf feminino de qualificação, o Billabong Azores Islands Pro presented by Nissan, a decorrer na Praia de Santa Bárbara (Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, Açores). A atleta havaiana com raízes portuguesas bateu a australiana Felicity Palmateer, com uma pontuação de 11,90 pontos (em 20 possíveis) no heat final, garantindo a sua segunda vitória consecutiva, depois de ter terminado em primeiro lugar na etapa de Pantin, na Galiza, em Espanha.

“Não consigo acreditar, só estava à espera de fazer alguns heats para me qualificar, ganhar foi fantástico, um grande feito para mim”, disse Malia após o heat final. A atleta já está nos Açores há mais de uma semana e admite que isso fez com que se habituasse e conhecesse melhor as ondas. A terceira melhor onda da prova feminina pertenceu por isso à jovem surfista (8,60 em 10 pontos possíveis), que tem ascendência portuguesa – o seu bisavô era português e viajou para o Hawaii, onde conheceu a mulher – mostrando-se, por isso, muito feliz por estar nos Açores. “Estou muito agradecida pelas ondas, é fantástico estar aqui”, disse. “Senti o apoio dos portugueses, a sua energia, e prometo voltar para o ano e ver toda a gente. Adoro estar aqui, é lindo, faz-me lembrar a minha casa”, afirmou a atleta a qualificar-se em primeiro lugar para o World Tour feminino de 2012.
Qualificadas estão ainda as norte-americanas Lakey Peterson (2º) e Sage Erickson (3º), a australiana Rebecca Woods (4º), a neo-zelandesa Paige Hareb (5ª) e a francesa Justine Dupont (6ª), que se sagrou também campeã europeia aqui no Billabong Azores Islands Pro presented by Nissan.
Em segundo lugar nesta etapa feminina ficou a júnior australiana Felicity Palmateer, que se mostrou muito contente pelo resultado, o melhor de sempre da sua carreira. “Estou feliz, embora fosse bom ganhar, claro. Mas foi muito divertido. E para o ano vou voltar com certeza mais forte”, afirmou a atleta antes da entrega de prémios.
Neste terceiro dia de provas, destaque ainda para a participação de Sage Erickson na competição de qualificação feminina. A atleta norte-americana alcançou a melhor onda da prova, 9,20 em 10 pontos possíveis. A melhor média dos heats foi também sua, com 17,53 (em 20 pontos possíveis). Contudo, acabou por ser eliminada no terceiro round da prova, em nono lugar.


DFA