quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

KARATÉ: RESULTADOS NÃO REFLECTEM A EXCELENTE PRESTAÇÃO AÇORIANA


Teve lugar no passado sábado no Pavilhão Rota dos Móveis, em Paredes, (Norte do Continente), o Campeonato Nacional de Karaté para os escalões de Cadetes, Juniores e Sub-21. A Associação de Karaté dos Açores esteve presente com uma comitiva de 24 elementos.

Composta por vários clubes das ilhas São Miguel, Terceira e Faial, a selecção da AKA esteve em grande evidência durante toda a prova, quer nas disciplinas de kata (forma), quer em kumite (combate). A comprovar ficam os 8 quartos lugares e a medalha de bronze conquistada pela atleta Daniela Brito dos Reis (Clube de Karaté-do Shotokan de Angra do Heroísmo) na sempre difícil disciplina de kata (Juniores Femininos).
Para o responsável técnico da AKA, João Guiod Castro, os resultados alcançados não espelham o trabalho efectuado no local pela comitiva açoriana. "Fomos afastados de várias finais e em outros casos perdemos nas repescagens o acesso ao lugar mais baixo do pódio". O responsável pela Associação de Karaté dos Açores enaltece ainda a prestação de toda a selecção açoriana sem excepção, pois a entrega e luta foram até ao ultimo segundo de cada combate e lamenta a falta de isenção e imparcialidade de alguns técnicos de arbitragem da Federação Nacional de Karaté - Portugal.

Participaram em representação da AKA os seguintes clubes e atletas: Clube de Karaté-do Shotokan de Angra do Heroísmo (Maria Borba, Joaquim Borba, Daniela Reis, Catarina Pires e Ana Pereira), Clube de Karaté-do Shotokan da Praia da Vitória (Anabela Silva), Centro de Karaté de Lagoa (Marco Botelho, André Raposo e Luís Mota), Clube de Karaté Shotokan de Rabo de Peixe (Miguel Pereira), Clube de Karaté Shotokan da Relva (Raquel Rego, Sofia Pimentel e Dário Almeida), Academia de Karaté de Vila Franca do Campo (André Sousa e Milton Fanfa) e Clube de Karaté-do Shotokan da Horta (Maria Castro). Acompanha a comitiva os treinadores João Castro, Márcio Santos (Terceira), Nelson Rego, António Moniz e Paulo Silva (São Miguel), bem como o vice-presidente da AKA, José Tomé da Costa.

A comitiva aproveitou ainda esta deslocação para participar no domingo com alguns atletas convocados, no Treino Nacional de Pré-Selecção da Federação Nacional de Karaté - Portugal, orientado pelo Seleccionador Nacional, Joaquim Gonçalves e também numa acção de formação para treinadores, atletas e técnicos de arbitragem sobre as novas regras de competição a entrar em vigor em 2012 apresentada pelo Presidente do Conselho de Arbitragem da FNK-P, Joaquim Fernandes. Estas alterações às regras actuais tem como propósito colocar o karaté como modalidade participante nas olimpíadas de 2016.

DFA/AKA