quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PRESIDENTE DA ADVSM DESCONTENTE COM A CÂMARA DE PONTA DELGADA

REPORTAGEM
     

A Associação Desportiva de Veteranos de São Miguel vai mudar a sua sede para a Ribeira Grande. O presidente de direcção, António Pereira, aponta como factor dominante a falta de sensibilidade por parte da Câmara Municipal de Ponta Delgada, sendo mesmo incompreensível que o Eng. José Medeiros não reconheça a Associação, apesar de legalizada. Foram vários os ofícios enviados à Dra. Berta Cabral. Alguns extraviaram-se, dentro da própria edilidade, e os outros a pedir audiência não são atendidos. Aliás, António Pereira não encontra palavras para esta atitude, até porque esta Associação movimenta perto de meio milhar de atletas, todas as semanas, divididos por Veteranos e Veteranos B. Todavia, o presidente Ricardo Silva, da Ribeira Grande, conhecedor da situação, colocou à disposição, no centro do concelho, um espaço condigno, disponibilizando ainda um funcionário para atendimento.

Associação Desportiva de Veteranos de São Miguel surgiu, oficialmente em Agosto de 2008. O sonho de muitos ex-atletas concretizava-se: a criação de uma estrutura sólida, organizada, para poderem jogar com a presença de árbitros,  e disponibilização de campos de futebol. Rapidamente as equipas começaram a surgir de forma organizada, a somar às já quatro existentes.
Ao longo destes três anos, é notório o sucesso da ADVSM. Já existem perto de meio milhar de atletas, que semanalmente jogam à bola, e passam momentos, que outrora fizeram as alegrias de alguns, pois muitos deles já jogaram em clubes da Série Açores e no Regional. Estes atletas dividem-se em dois escalões: Veteranos e Veteranos B, estes últimos, são atletas mais novos, mas que também sentem a necessidade da prática do desporto, nomeadamente, do futebol.

Aliás, de referir que ainda recentemente se iniciou mais uma prova de veteranos B, onde se inscreveram mais algumas equipas, como foi o caso, por exemplo, do Operário. Mas também uma formação de Vila Franca do Campo e ainda uma outra de Povoação/Furnas inscreveram-se nos veteranos. Ou seja, o futebol veterano, que estava desaparecido do nosso mundo futebolístico, em pouco mais de três anos, fez a sua aparição por toda a Ilha de São Miguel e arrastou a alegria do desporto a muitos atletas.
De referir que apesar do crescente aumento de equipas interessadas em disputar os campeonatos e torneios realizados pela ADVSM, esta Associação mantém um cuidado extremo na parte física do atleta. “É que não basta pretender jogar, é imperioso que se averigúe com exames médicos se determinado atleta não corre riscos. Acima de tudo zelamos ao máximo pelo bem-estar físico dos jogadores” – disse António Pereira. E para que se jogue em segurança a ADVSM celebrou um protocolo com uma cardiologista e uma técnica de cardiopneumologia que, no início de cada época, realizam exames a todos os atletas, nas instalações dos campos de futebol de cada equipa, sendo depois os mesmos acompanhados, se necessário e sempre que se justifique, pela dupla de técnicas de saúde.
“Claro que gostaríamos de ter instalações próprias para o departamento médico funcionar com outras condições, mas como se pode ver a nossa actual sede é tão pequena, que nos vemos aflitos quanto temos que fazer alguma reunião. Mas acredito que o projecto para o departamento médico há-de surgir”.

SEDE DA ADVSM VAI MUDAR PARA A RIBEIRA GRANDE

A actual sede social da ADVSM situa-se numa pequena sala no Pavilhão Sidónio Serpa, em Ponta Delgada. Pelas limitações que causa aos vários órgãos da Associação para se reunirem, levou o presidente António Pereira a solicitar à Presidente Berta Cabral da Câmara Municipal de Ponta Delgada, várias audiências “que nunca tiveram resposta. Não sei porquê, mas o facto é que até desapareceram alguns ofícios enviados em carta regista com aviso de recepção. Como é possível?”. Mas com alguma insistência, António Pereira chegou à fala com o Vereador Eng. José Medeiros, que lhe transmitiu que não existia qualquer hipóteses de conseguir um espaço para uma sede condigna, assim como não poderia a edilidade de Ponta Delgada ajudar com algum subsídio, fora do que está estabelecido, legalmente. A resposta do vereador foi simples e directa: já temos muitas associações para ajudar... Depois destas situações estou autenticamente sem palavras, pois a direcção da ADVSM, não consegue perceber porque é que a Câmara apresenta esta atitude. É um autêntico fechar de portas a perto de meio milhar de atletas. Gostaria de frisar que a presidente Dra. Berta Cabral esquece-se que temos inscritas doze equipas do seu Concelho. Assim sendo, não nos resta outra alternativa senão aceitar com muito carinho a proposta do Presidente da Câmara da Ribeira Grande, Dr. Ricardo Silva. Agradecemos o facto publicamente, porque é um homem e um politico que apresenta sensibilidade para o desporto”.
Por último, há a salientar que a ADVSM já tem as suas próprias equipas de árbitros, mas por vezes, socorre-se da AFPD, dado a inscrição de novas equipas de jogadores.

E assim continua a crescer o futebol veterano na Ilha de São Miguel, que também tem uma selecção, sendo que na época anterior deslocou-se à Ilha Terceira.

Mário Nunes (jornalista)