quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

AÇORES ‘MOSTRAM-SE’ COMO DESTINO MUNDIAL DE MERGULHO

A afirmação dos Açores como um dos melhores destinos mundiais para mergulho, com uma grande variedade de oferta, é o principal objectivo da presença do arquipélago na Feira de Actividades Náuticas BOOT 2011, que começa no próximo domingo, em Dusseldorf, na Alemanha. “Esperámos que seja uma semana que traga frutos na área do mergulho para os Açores, que tem vindo a registar um crescimento gradual”, afirmou José Toste, director executivo da Associação Regional de Turismo (ART), em declarações à Lusa.
José Toste frisou que os Açores “são um dos melhores sítios do mundo para mergulhar”, mas defendeu também, que num mercado competitivo como este com vários destinos já consolidados, os Açores “devem apresentar-se como uma alternativa a locais mais saturados, para pessoas que procuram novidades”.
“É dessa forma que os Açores podem destacar-se e captar mercado”, frisou, acrescentando que um dos principais argumentos deste destino é a “grande variedade de mergulho que permite”. José Toste salientou ainda que se “pode mergulhar em todo o arquipélago”, sendo o Corvo a única ilha onde não existe actualmente um centro de mergulho. “Quem quiser mergulhar com tubarões e baleias, ou com jamantas, vai para Santa Maria, quem quiser mergulhar com tubarões vai para as ilhas do Triângulo (Pico, Faial e S. Jorge), e quem prefere o mergulho arqueológico vai para a Ilha Terceira, onde existe uma grande variedade de oferta”, disse.
Para promover este destino de mergulho, os Açores estarão presentes na BOOT 2011, com um pavilhão de 50 metros quadrados, onde 16 empresas vão mostrar aos visitantes as potencialidades desta actividade no arquipélago. Os Açores oferecem uma enorme variedade de locais de mergulho e de geologia de fundo, com uma visibilidade que varia entre 10 e 30 metros. A origem vulcânica das ilhas açorianas criou uma fisiografia de costa e de fundo muito variada, destacando-se a grande quantidade de túneis, cavernas e grutas, além da diversidade da flora e da fauna.
Lusa
Foto: Direitos Reservados