O projecto que foi apresentado esta manhã em cerimónia presidida pelo Presidente do Governo dos Açores, representa um investimento de 200 mil euros e tem um prazo de execução de três meses.
Nesta apresentação, a Secretária Regional da Educação e Formação salientou que este é um projecto justificado pelo estatuto que cabe à ilha de Santa Maria “como a ilha da Região com maiores índices de prática desportiva”.
Cláudia Cardoso lembrou que o Governo dos Açores tem prosseguido o seu plano de investimentos na área do desporto, tendo sempre em conta a necessidade de “equacionar a justa e necessária racionalização destes equipamentos, de forma a garantir que no actual contexto eles estejam dimensionados à exata proporção das nossas necessidades”, tal como é o caso do Pavilhão Desportivo de Santo Espírito.
Este pavilhão, que vai agora ser construído em Santo Espírito, faz assim parte do conjunto de investimentos em infraestruturas desportivas espalhadas por outras ilhas da Região, como é o caso do Polidesportivo do Corvo, do novo polidesportivo de Santa Bárbara, na Terceira e da Achada no Nordeste, que representam um esforço financeiro superior a 1,5 milhão de euros e que dotam estes lugares de infraestruturas desportivas de qualidade, “criando condições para uma prática desportiva de proximidade, justa e necessária para todos os açorianos”, referiu Cláudia Cardoso.
A Secretária Regional revelou que em 2010 e pela quarta vez foi ultrapassada a “barreira” dos 20.000 atletas federados na Região, divididos por 37 modalidades. Os dados mais recentes indicam que no arquipélago existem 21.844 atletas, sendo as modalidades com maior expressão o Futebol de 11 com 4.661 atletas, (21,3%), o voleibol com 2.863 atletas, (13,1%) e o futsal com 2.029 atletas, (9,3%).
O Pavilhão de Santo Espírito, para além de servir de “palco” à actividade desportiva, vai ainda servir a freguesia e a ilha noutras potencialidades de utilização na área social, cultural e recreativa. | | |