sábado, 29 de dezembro de 2012

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE BASQUETEBOL ALTEROU REGULAMENTOS PARA EVITAR FUGA AOS JOGOS NOS AÇORES

A direcção da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) alterou o regulamento disciplinar, com a finalidade de penalizar os clubes que fizerem falta de comparência aos jogos.
 
Desde a época passada que tem sido frequente as equipas não de deslocarem a Ponta Delgada, assim como outros locais do Arquipélago. A título de exemplo, é a cidade de Ponta Delgada, e nomeadamente os seus clubes, que mais tem sofrido com esta situação, pois são muitas as equipas que não comparecem alegando grande dispêndio de verbas, preferindo perder na secretaria.
As multas de valor irrisório até então, no que concerne ao basquetebol, compensavam, face aos gastos com a deslocação. Se na época passada o Micaelense apenas realizou dois jogos dos onze desafios previstos, como visitado, na primeira fase, esta temporada o Atlético de Moscavide faltou ao jogo da terceira jornada, perdendo por 20-0.
A partir de agora, um clube que injustificadamente faltar a um jogo, será punido com falta de comparência e uma multa de 250 a 5 mil euros, agravada para o dobro se, se tratar de um clube visitado.
A penalização pode ainda atingir a desqualificação da prova se o clube faltar a dois jogos seguidos ou a três interpolados. Também a desistência das competições passa a ter outra sanção. O clube que se inscrever nas provas de participação obrigatória ou que se inscrevendo desista da participação, é punido com multa de 500 a 1500 euros. Esta é uma forma que a Federação Portuguesa de Basquetebol conseguiu para evitar situações de não comparência aos desafios nos Açores.
 
DFA