terça-feira, 29 de janeiro de 2013

FUTSAL: EM DESAFIO DE NERVOS O POSTO SANTO FOI VENCER A RABO DE PEIXE - RIBEIRA GRANDE

A 3ª jornada da III Divisão Série Açores de Futsal, teve início na Vila de Rabo de Peixe, em São Miguel, entre as equipas do CD Rabo Peixe e o CCDC Posto Santo, jogo disputado no Pavilhão da EBI Rabo Peixe, no passado fim-de-semana.

A equipa da casa, vinha de um bom resultado num terreno difícil, da ACJR Casa Ribeira onde venceu por 5-1. Já o Posto Santo, trazia uma vitória diante dos seus vizinhos, AJ Fonte Bastardo por 6-2.

Quanto ao desafio propiamente dito, os visitantes entrarem melhor na partida, tendo-se adiantado no marcador através de João Mamede. Mas o inconformismo local, não demorou muito e o CD Rabo Peixe respondeu por intermédio do atleta Galinha, reestabelecendo assim a igualdade no encontro. Era um jogo muito aberto de ambas parte, com muitas oportunidades de golo desperdiçadas e jogadas muitas rápidas, a culminar com um excelente espetáculo de futsal.
À passagem dos 10 minutos, o nº 5 do Rabo Peixe, realizou um remate cruzado e mas Brandon Lima, tirou em cima da linha de golo, novamente uma tarde inspirada deste jovem guarda-redes do Posto Santo, ex-júnior, que mostrou ter grandes qualidade e capacidade para estar entre os melhores. E quem não marca, sofre e foi exatamente o que aconteceu, pois num ataque rápido, o nº 5 do Posto Santo desfez a igualdade, colocando os visitantes a vencer por 1-2, mas não foi preciso esperar muito para a igualdade surgir de novo. Numa excelente resposta a equipa da casa por intermédio de Toy, igualou o marcador, resultado este que não iria se alterar até ao intervalo.
Uma primeira parte muito equilibrada, mal esteve a equipa de arbitragem liderada por Nuno Estrela e José Artur (ambos da AFPD), que num dos últimos lance da primeira parte esteve mal ao não admoestar um atleta do CD Rabo Peixe que derrubou o nº9 do Posto Santo que ficaria isolado frente a baliza defendida por Cesar Cabral.

 
A parte complementar iniciou-se praticamente com o golo do Posto Santo, por Patareco, a passe do seu colega Carlinhos, fez assim o 2-3. E não satisfeitos, os visitantes passados alguns minutos, elevaram para 2-4, através de Carlinhos, depois de uma entrada e um passe pelo meio do seu colega João Santinha. Tentava responder o Rabo Peixe em busca do golo que reduzisse a desvantagem no marcador, mas acabou por desperdiçar muitas oportunidades. E decidido o Posto Santo voltou a marcar através de Miguel Prenda, que colocou o marcador em 2-5, para desespero dos locais.

A três minutos do final da partida, a equipa da casa iria lançar o 5 para 4 a fim de minimizar os estragos, e não demorou muito, quando Leonardo Rebelo, através do 5 para 4 reduzia para 3-5. A bola não parava e nesta altura do jogo o Posto Santo, estaria encostado às cordas com muitas dificuldades, uma vez que o Rabo de Peixe ia pressionando muito e criando muitas oportunidades na baliza de Brandon. Até que, e novamente em 5 para 4, Toy fez o 4-5, mas já não havia tempo para mais e eram muitos os nervos e o desespero do técnico visitante que ainda viu a 30 segundos do fim, o seu jogador Carlinhos falhar um livre de 10 metros. No final, a vitória sorriu ao conjunto que se deslocou da ilha terceira, vencendo o encontro por 4-5, resultado que se ajusta pelo que fez o Posto Santo, em mais uma tarde muito inspirada do jovem Carlinhos.
 
Luís Furnas
Foto: Mário Nunes/DFA