terça-feira, 29 de janeiro de 2013

OPINIÃO: DESPORTO NOS AÇORES 2012 POR JAIME SOUSA

 
Por Jaime Sousa, treinador dos iniciados do CD Rabo de Peixe,
 
“Queria desde já agradecer ao DFA a oportunidade de que disponho para falar sobre o desporto, mais concretamente sobre futebol que é a minha paixão e a área desportiva em que estou inserido.
 
Começo por destacar pela positiva o Torneio Lopes da Silva, que foi um momento alto do desporto rei nos Açores, pois tivemos oportunidade de ver em ação vários atletas da formação dos clubes grandes do nosso país, onde destaco a grande prestação da nossa seleção. Igualmente, destaco a nova competição de futebol em S. Miguel, denominada de 2ª divisão, que veio trazer mais competição, assim como colocar maior número de atletas em ação, pois voltaram a fazer o que mais gostam, jogar futebol.

E claro, como não podia esquecer, a prestação dos clubes da minha cidade (Ribeira Grande), na Série Açores, mais concretamente o Clube Desportivo Rabo de Peixe, que tem um plantel constituído por 80% dos seus atletas formados no clube, a chamada prata da casa. Uma palavra de apreço para as equipas açorianas das mais variadas modalidades que competem ao mais alto nível.
Pela negativa destaco alguns acontecimentos, e começo por citar algumas situações, como foi o caso das cenas das agressões que foram vítimas alguns árbitros, tendo sido o caso mais grave, aquele que aconteceu com o jovem César Andrade.

Também opino que é mau para a nossa formação alguns clubes em plena competição estarem a oferecer dinheiro a alguns atletas para assinarem pelos clubes, assim como a A.F.P.D. deixar alguns clubes terem diretores a treinar, depois de os treinadores serem obrigados a tirar a cédula profissional e não estarem a treinar por falta de colocação. Assim não vale a pena gastar dinheiro…
 
Gostaria ainda de frisar um caso que também me marcou pela negativa, e que teve a ver com o que aconteceu em pleno treino da equipa sénior do CD Rabo de Peixe, quando o diretor do clube, Manuel Camelo, foi acometido por um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Um bem haja a todos e saudações desportivas, pois afinal o desporto serve para confraternizar e fazer amizades, pelo menos é para isto que luto sempre no futebol, enquanto pessoa e treinador.”