quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

KARATÉ: ESTÁGIO REGIONAL DE KARATE DECORREU EM PONTA DELGADA

Integrado no calendário de actividades da Associação Shotokan Karate Açores (ASKA) decorreu nos dias 25 e 26 de Janeiro, em Ponta Delgada, o 1º estágio Regional de Karate Shotokan JKA desta temporada, cuja orientação técnica ficou a cargo de Sensei Peté Pacheco (7º Dan JKA), responsável da ASKP-Associação Shotokan Karate Portugal, que contou com a colaboração dos instrutores: António Mota (4º Dan JKA), Paulo Telheiro (4º Dan JKA), Alcínio Pedrosa (3º Dan JKA) Emanuel Oliveira (2º Dan JKA) e Pedro Moniz (2º Dan JKA).
Neste estágio, participaram mais de uma centena de praticantes em representação do Karate Clube de Ponta Delgada, Shotokan Karate Clube de São Miguel (núcleos de Ponta Delgada, Vila das Capelas, Achadinha e Lomba da Fazenda - Nordeste), do Clube Karate da Ribeira Grande e do Núcleo Oriental de Shotokan. Sensei Peté deu várias horas de treino e transmitiu muitos ensinamentos, incidindo mais sobre a vertente técnica do Karate sem contudo esquecer a parte física que no seu conjunto foram do agrado geral.
 
Estes estágios que se repetem anualmente há cerca de 28 anos a esta parte têm sido um contributo muito importante para o desenvolvimento do Karate regional e contam sempre com a presença de instrutores de grande prestígio a nível nacional e reconhecidos internacionalmente e que são o rosto de uma das maiores associações de Karate.

De salientar a forte presença de muitos familiares e praticantes, na sua maioria crianças o que revela o crescente interesse nesta actividade que acima tudo tem um caracter formativo deixando assim boas perspectivas para o desenvolvimento sustentado da modalidade.
No final do estágio foram efectuados os habituais exames de graduações a 30 candidatos, propostos pelos seus instrutores responsáveis, os quais exceptuando alguns casos conseguiram a passagem à graduação seguinte.
 
DFA/AKA