quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

OPINIÃO: DESPORTO NOS AÇORES 2012 POR JORGE AMARAL

Por Jorge Miguel Sousa Vasconcelos Amaral, Presidente do Sporting Clube Ideal
“Em resposta ao repto que me foi lançado por parte dos responsáveis do DFA, que aproveito desde já para saudar e agradecer pelo excelente serviço público que tem prestado em prol de todo o universo da formação que se desenvolve nas nossas nove ilhas açorianas, deixo aqui a minha, ainda que curta visão sobre o desporto na Região durante o ano que agora findou.
Como é de conhecimento das hostes desportivas regionais mais atentas, só agora me juntei a esta grande família, situação esta, que apenas foi possível, pelo grande amor e dedicação que sempre nutri pelo clube da minha terra, o grande Sporting Clube Ideal.
Mentiria se dissesse o contrário, é claro que ainda estou numa fase de interiorização de tudo o que levita em torno do desporto praticado nos Açores, mas ainda assim, o que mais me tem realçado à vista é o grande potencial de massa humana que pratica as mais variadas modalidades na região, que mesmo contra o nosso estatuto de “insulares” têm sabido se impor pelo seu brilho, profissionalismo e empenho, arrecadando o reconhecimento de todos ao mais alto nível.
Claro que uma aposta mais empenhada e rigorosa por parte das autoridades governamentais competentes, constituiria uma alavanca de elevada importância, que seria, em minha opinião, muito bem-vinda aos clubes, porque como em tudo na vida “sem ovos não se fazem omeletes”. Sei que os tempos são de crise, mas tenho registado que os apoios existem, estão disponíveis, faltando apenas arranjar-se uma plataforma mais afunilada por parte dos intervenientes (clubes), que quanto a mim, deveriam “per si” constituir um bloco coeso e unido na defesa da essência da sua existência.
 Juntos, sim, conseguiríamos ser mais fortes e reivindicativos, garantindo assim melhores condições de trabalho para o exercício da nossa função, ficando apenas para as competições as nossas rivalidades saudáveis.
A todos os quantos diariamente se debatem com inúmeras dificuldades pelo sucesso do desporto na região, deixo aqui um enorme abraço e o meu muito obrigado”.