segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

OPINIÃO: DESPORTO NOS AÇORES 2012 POR ACADEMIA DE ARBITRAGEM DE FUTSAL DE SÃO MIGUEL

Por Academia de Arbitragem de Futsal de São Miguel,
“Antes de mais, a Direção da Academia de Arbitragem de Futsal de São Miguel, agradece a oportunidade de deixar um balanço de 2012 no DFA, site que muito tem contribuído para a divulgação do Desporto nos Açores.
O ano de 2012 foi rico em eventos que promoveram a região, com vários eventos internacionais dos quais destacamos o SATA Rally dos Açores, a prova do Circuito Mundial de Surf, o Red Bull Cliiff Diving, que levaram a imagem dos Açores, mais concretamente de São Miguel, além-fronteiras.
A nível nacional, entre outros eventos, destaque ao Torneio Lopes da Silva em futebol, que trouxe até nós alguns grandes talentos e o futuro do futebol nacional.
No que ao futsal diz respeito, palavra para a carreira do Clube Operário Desportivo na 1ª Divisão do Campeonato Nacional de Futsal, onde, fruto de um excelente trabalho, atingiu os play-off na sua época de estreia na alta-roda do futsal nacional.
Também a criação da Série Açores, na 3ª Divisão do Campeonato Nacional de Futsal foi uma mais-valia para as equipas Açorianas, aumentando a competitividade entre elas, não obstante a consequente diminuição da mesma a nível local (ilha), onde a diminuição do número de equipas participantes é uma realidade preocupante que importa corrigir.
Entrando no capítulo específico da arbitragem de futsal, os objetivos da Academia foram cumpridos, com a manutenção dos 3 representantes na arbitragem nacional – 2 árbitros e 1 observador, reforçando o contingente com mais um árbitro.
Também ao nível do desempenho dos árbitros em provas da AFPD, se notou uma evolução fruto do trabalho desenvolvido pela Academia e pelos árbitros, procurando as melhores prestações e a possível evolução para outros voos.
O ano de 2013 será marcado por dificuldades aos quais o desporto e o futsal em particular não serão indiferentes. Terá de haver por parte dos intervenientes um grande espirito de sacrifício, de responsabilidade e de bom senso para suplantar as adversidades… Todos podemos fazer alguma coisa!”