quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

OPINIÃO: DESPORTO NOS AÇORES 2012 POR LUÍS FURNAS

Por Luís Furnas, Director do Clube Norte Crescente – Futsal,
“Desde já, manifesto a minha gratidão pelo enorme prazer de poder manifestar a minha opinião através do DFA, a todos os seus seguidores. Aproveito também para agradecer a duas pessoas muito importantes para mim: Jorge Ponte, que atualmente não se encontra a treinar nenhum clube e a João Carvalho, atual diretor do Capelense SC, pois se não fossem eles, hoje eu poderia não estar aqui manifestando a minha opinião acerca do desporto, pois foi com eles que iniciei a minha carreira como diretor, na época 2007/2008, no Capelense SC. Pois, já passaram seis épocas que me encontro no ativo, sendo que vivi muitas alegrias e dissabores naquele clube, pois a história não é construída só de vitórias e alegrias.
Acerca do Desporto no ano 2012, posso dizer que determinadas situações me surpreenderam, pois já não era sem tempo que começasse, cada vez mais, a praticar o desporto por amor à camisola não olhando ao bolso, pois alguns clubes estão pagando a fatura de uma má gerência. A tendência é a piorar ainda mais na época presente e futura.
No que respeita às demais modalidade, começando pela do futsal, que é a que eu represento atualmente no Clube Norte Crescente, digo que 2012 foi um ano positivo, recheado de conquistas para São Miguel, ora não fosse a manutenção do Clube Operário Desportivo no escalão máximo de futsal, disputando com os melhores a nível nacional, a qual felicito e dou os parabéns a toda a estrutura do Clube Operário Desportivo.
Mais um dado positivo foi a criação da III Divisão Serie Açores de Futsal, que assim dá a oportunidade a mais clubes Açorianos de participarem em provas nacionais, destacando São Miguel que neste momento representa a Serie Açores de futsal com quatro equipas, e com isso levando também que a Academia de Arbitragem de Futsal, esteja neste momento com duas equipas de arbitragem nos quadros da Federação Portuguesa de Futebol.
Não queria também deixar de dar os parabéns ao Clube Norte Crescente, por este ter iniciado um excelente projeto na época de 2011/12 em que visa formar e educar muitos jovens na Costa Norte através da pratica desportiva, em especial no futsal. Não posso esquecer de lamentar também, o pouco apoio que existe, das entidades a nível do futsal regional, pois de todo não é bonito que em São Miguel não haja equipas de seniores de futsal masculino, como também lamento a falta de infraestruturas na Ilha pois existem muitas equipas de formação de diversas modalidades a que estas infraestruturas não dão a devida resposta. Por sua vez felicito todos os clubes inseridos no futsal sénior feminino na AFPD, pois existe uma grande aposta nesta vertente, através dos clubes aderentes, mostrando que desporto é para todos.
 Passando para o futebol, destaco a criação de apoios das entidades para que a 2ª Divisão de Futebol pudesse arrancar, em São Miguel, pois desta forma oportunidade a muitos atletas jovens que não estavam no ativo. Um outro evento muito importante, a nível de futebol, foi também a excelente vinda do Torneio Lopes da Silva a São Miguel mostrando que nos Açores também é possível a realização de grandes eventos.
Aspeto negativo, apenas para as agressões aos árbitros no desporto, como foi o caso da agressão ao árbitro César Andrade, a qual condeno, desde já.
Enalteço também todos os ginastas, de São Miguel, pois levaram o nome local a nível nacional, alcançando êxitos de muito prestígio para a região.
Abordando o desporto em geral, destaque para a edição de uma das etapas do Red Cliiff Diving levando assim a que a Ilha de São Miguel fosse falada em vários pontos do mundo pelos órgãos de comunicação social.
Para finalizar desejo a todos os clubes força de união, espirito e entreajuda para que possam ultrapassar as dificuldades adjacentes. Sem mais observações, um bem-haja a todos os intervenientes no desporto com as minhas saudações desportivas”.
 
Foto: Direitos Reservados