quinta-feira, 28 de março de 2013

1ª MARATONA MONBIKE NA LAGOA REALIZADA COM SUCESSO

Sucesso é o termo que melhor define a 1ª edição da Maratona Monbike que se realizou no concelho de Lagoa. No passado Domingo, dia 24, cerca de 125 ciclistas participaram nesta prova, 65 na meia-maratona e 60 na maratona, num percurso animado onde não faltou adrenalina, nomeadamente nos diversos trilhos de terra existentes nesta prova.
 
Esta foi uma prova que, acima de tudo, pretendeu promover hábitos de vida saudáveis e conceitos de ecologia e valorização ambiental, contando com percursos desenhados especificamente para este evento. Após cerca de três horas de prova, o pódio da maratona foi ocupado por Bruno Fernandes, Jorge Medeiros e Sérgio Chaves, sendo que os ciclistas Nuno Botelho, David Rodrigues e João Esperança foram, respetivamente, o 1º, 2º e 3º classificados na meia maratona. No que concerne à presença feminina classificou-se em 1º a ciclista Lúcia Ramos, ficando em 2º lugar, Ângela Furtado e na terceira posição Dina Morgado.
No almoço convívio realizado no restaurante da Pousada de Juventude de Lagoa era evidente a satisfação entre todos os presentes que consideraram esta edição como extremamente desafiante. Para a organização do evento, designadamente Empresa Municipal de Lagoa, Monbike, Expolab e a Associação de Ciclismo dos Açores, o envolvimento do elevado de pessoas em todo o evento, superou as expectativas, sendo que a forma como o mesmo decorreu (com apenas 8 desistências e uma desclassificação) lança novas perspetivas para uma segunda edição desta prova.
Recorde-se que ambos os trajetos tiveram  início e final no Tecnoparque da Lagoa, percorrendo trilhos de terra e asfalto e troços de ligação maioritariamente dentro do Concelho, tendo sido um evento repleto de desafios, demonstrados pela equipa de organização composta por mais de 35 pessoas, entre entidades, voluntários e assistentes, sendo disponibilizadas zonas de assistência aos ciclistas ao longo do percurso, bem como uma zona de lavagem de bicicletas, de duches e massagens.
Para os mais pequenos, e com o apoio do EXPOLAB, foi organizada uma mini maratona que registou uma grande adesão e que teve como objectivo levar os mais novos a participarem também nas "corridas".
O Centro de Ciência Viva, disponibilizou ainda um conjunto de atividades interativas de modo a acompanhantes e família poderem aguardar pela chegada dos atletas de modo divertido, e que tornou mais aprazível para toda a família a manhã do passado domingo no Tecnoparque, na cidade de Lagoa.
A mini-maratona ExpoLab contou com 32 pequenos atletas cheios de energia e desembaraço,  tendo todos considerados uns super vencedores, ultrapassando sem dificuldade os desafios dos “postos de controlo” montados especialmente para eles.
 
DFA/CML