quinta-feira, 30 de maio de 2013

BOLIEIRO QUER MELHORAR APOIO AO DESPORTO ATRAVÉS DE GABINETE EM PERMANÊNCIA NO TERRENO – PONTA DELGADA

O Presidente da Câmara Municipal anunciou ontem a abertura de um gabinete que fará a ligação entre as necessidades dos agentes desportivos para melhorar as políticas da autarquia para esta área com influência na formação de uma comunidade e cidadanias mais activas.
 
Entre os objectivos do Gabinete de Apoio ao Desporto (GAD) está, por isto, o estímulo da prática do desporto em colaboração com as escolas e as colectividades desportivas do Concelho, a continuidade da actualização da Carta Desportiva do Concelho de Ponta Delgada, avaliando junto dos agentes desportivos as necessidades ao nível das estruturas físicas existentes e o que se pode fazer para melhorá-las, bem como elaborar e divulgar a carta do movimento associativo.
Apoiar na planificação das instalações desportivas artificiais é, assim, um dos propósitos deste gabinete junto dos agentes. Uma planificação e construção que surge numa perspectiva de requalificar e rentabilizar as estruturas existentes, bem como tirar partido do que já existe para as finalidades desportivas.
“O Gabinete de Apoio ao Desporto, para além de permitir que o investimento no desporto seja racionalizado com base em critérios claros e inequívocos, pretende, ainda, aproximar os cidadãos das entidades promotoras dos vários tipos de desporto, estimulando a sua prática”, e é este trabalho que os técnicos do GAD vão fazer em trabalho, permanente no terreno, junto das entidades.
O Presidente do Município reforçou a ideia que “é necessário sabermos quem somos, quantos somos e o que queremos para evitar o desperdício e reabilitarmos o que temos colocando tudo isto ao dispor dos cidadãos e foi para isso que este gabinete foi criado”.
Por exemplo, com base na avaliação da Carta do Desporto de Ponta Delgada, que data de 2007, o Presidente da Câmara reconhece a falta de uma grande estrutura desportiva na área urbana de Ponta Delgada e, por isso, avançou, em primeira mão, com o compromisso da construção de um pavilhão desportivo, com recurso aos fundos comunitários.
Conforme adiantou a atletas, agentes, clubes desportivos e comunicação social presentes, a construção do novo pavilhão de Ponta Delgada ficará situado junto do Parque Urbano, tirando proveito da vocação ambiental e para os hábitos de vida saudáveis daquela área urbanística.
Outra função do Gabinete de Apoio ao Desporto será o de acompanhar as candidaturas aos apoios anuais financeiros da autarquia destinados a esta área de atuação camarária. O regulamento para este tipo de apoios financeiros será publicado brevemente e entrar em vigor no âmbito do Plano Anual de Apoio Financeiro ao Desporto de 2014.
 
DFA/CMPD