segunda-feira, 1 de julho de 2013

JOÃO PONTE HOMENAGEOU SANTIAGO FUTEBOL CLUBE PELO MEIO SECULO DE VIDA DESPORTIVA

O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, defendeu, no sábado, o papel dos clubes desportivos e das mais de 50 instituições do concelho de Lagoa, salientando que “realizam um trabalho insubstituível em prol da formação e do bem-estar das pessoas, dando um forte contributo no desenvolvimento integral do concelho, notório em todas as freguesias.
 
João Ponte aproveitou assim a homenagem que autarquia prestou ao Santiago Futebol Clube pelos seus 50 anos de existência, para destacar a importância dos clubes desportivos e das instituições culturais e sociais para a formação da sociedade, salientando a importância dos apoios autárquicos dados às mesmas, e que se não fossem os mesmos muitas destas instituições estariam em dificuldades. “As cerca de cinquenta instituições têm que ter o mínimo de condições para subsistir para continuarem a realizar o trabalho que têm feito e que é insubstituível e que se fosse feito pelo estado sairia muito mais caro” acrescentou.
 
Aproveitou ainda a ocasião para destacar vários investimentos que autarquia tem assim realizado em prol do desporto, principalmente, ao nível do melhoramento das infraestruturas do concelho e que foram realizados nos seus mandatos. Assim, destacou a construção da sede do Santiago Futebol Clube, a instalação do piso sintético no Campo Mestre José da Costa Leste, onde prevê, já para o início da próxima época desportiva, a requalificação dos balneários. Já fora da Vila de Água de Pau, destacou notórios investimentos nesta área, como seja a requalificação dos vários polidesportivos, como o da Atalhada e, recentemente, o do Cabouco que ganhou um piso sintético inaugurado esta semana, sendo que se constatará o mesmo no Polidesportivo da Ribeira Chã, no próximo mês de julho. Por outro lado, também o Campo João Gualberto Borges Arruda vai ganhar novos balneários que já se encontram a ser construídos, criando assim melhores condições para a prática desportiva e comprovando aquela que tem sido a atuação da autarquia nesta área.
 
Relativamente a apoios, João Ponte diz ter consciência que é difícil um clube dos Açores manter os níveis competitivos, principalmente para quem está na 2ª divisão B, como é caso do Clube Operário Desportivo, pelos custos acrescidos que existem, mas há que adaptar a realidade às novas circunstâncias e o caminho passa por “apostar mais na formação e nos jogadores da região.” Acrescentou ainda que, a autarquia irá manter, para já, os apoios financeiros aos clubes, sendo que os mesmos para o 2º semestre do corrente ano já foram aprovados.
 
DFA/CML