segunda-feira, 14 de abril de 2014

FUTSAL SENIORES: CAPELENSE VENCEU MARIENSES EM JOGO EQUILIBRADO

Realizou-se no passado sábado mês mais uma jornada da Série Açores com a realização do jogo Capelense SC e CD “Os Marienses”, no pavilhão da Escola Secundária da Lagoa. O desafio teve arbitragem de Frederico Pires e Filipe Balbino, da AF Bragança, e na cronometragem com Valdemar Martins, da AFPD.
 
Com um início de jogo de muita pressão para os Marienses que só a vitória interessava para fugir aos lugares da despromoção, mas foi o Capelense que nos primeiros 5 minutos deu sinal mais, com remates de Varela e Sisse, para boas intervenções de Milton. No contra ataque os Marienses procuravam o golo, mas Elton Almeida apresentou-se sempre atento.
E quem não marca sofre, o Capelense numa boa jogada de conjunto inaugurou o marcador por intermédio de Hélder. Os dois golos seguintes aconteceram, um num remate cruzado de Varela ao segundo poste, “provocado” por um descuido defensivo, e outro resultou de um passe curto dentro da grande área entre Sisse e Helder do Capelense com a defesa a ver a bola passar. Assim, o resultado ao intervalo era de em 3–0, favorável aos micaelenses.
No começo da parte complementar, os Marienses entraram com a lição estudada e com o objectivo de virar o marcador. Logo nos primeiros quatro minutos os Marienses, a passe curto, dentro da área de Carlos Marques “Chalita” para Gilberto, e estava reduzido o marcador para 3-1. Estávamos já nos 10 minutos finais e os Marienses reduziram mais uma vez o marcador 3-2,, após a marcação de um livre directo com barreira, com passe de Sérgio Nunes para Carlos Marques que rematou cruzado ao segundo poste.
De facto, o Capelense neste segundo tempo foi uma sombra de si próprio, falhando passes e com saídas de pressão a não resultar. Os visitantes observando que era possível chegar ao empate aumentaram a pressão no homem da bola, e numa reposição de bola de “Chalita”, este endereçou a Gilberto para golo, e estava imposto o empate a três bolas. Com o jogo empatado, os Marienses transcenderam-se e num ataque planeado só não marcaram porque Hélder, do Capelense cortou em cima da linha de golo. E foi mais uma vez de bola parada num livre directo com barreira, a passe de Chalita para António Resendes, que este rematou forte para o 3-4, favorável aos Marienses. Com este golo o Capelense “acordou” para o jogo empatando o jogo a quatro bolas, com um golo de belo efeito, que mais parecia uma “bomba” a 10 metros da baliza, ao ângulo esquerdo da autoria de Emanuel Monteiro.
E foi ao minuto 2:28, que André Flores num remate cruzado coloca o Capelense SC a vencer por 5–4, resultado com que terminou o jogo, tendo ainda perdido inúmeras oportunidades nos segundos finais de aumentar o marcador, com uma falha de um chapéu a Milton e um remate ao poste direito.
Espero que com este resultado que os Marienses não tenham comprometido a sua participação futura no “ Campeonato dos Açores de Futsal”, pois é sempre bom ter mais uma ilha a competir para o engrandecimento e divulgação da modalidade ao nível de Santa Maria e dos Açores.
 
 
Foto e texto: José Araújo