sexta-feira, 8 de agosto de 2014

HÉLDER CÂMARA E JOÃO SILVA VÃO ORIENTAR INFANTIS DO CD SANTO ANTÓNIO

O Clube Desportivo de Santo António vai no seu segundo ano de renascimento a sério no que concerne ao desporto de formação e no sector sénior, depois de uma paragem “obrigatória” imposta pela direcção do clube face à situação financeira que o clube vivia na altura.
 
Na época transacta considerada a temporada da viragem e do novo arranque do clube, onde o bairrismo dos jovens da freguesia e não só, aconteceu um feito, que para muitos era impensável: subir de divisão logo na primeira época desportiva.
 
Mas nem só de seniores vive o clube porque vão existir alguns escalões de formação, a exemplo do ano transacto. A título de exemplo podemos falar do escalão de infantis, para a época que vai arrancar em breve, que para já contabilizam catorze jovens que vãos ser orientados pelo técnico Hélder Câmara, que retorna ao Campo das Figueiras, depois de na época passada ter envergado a “camisola” do Capelense SC. Como adjunto, Hélder Câmara conta com João Silva, um jovem da casa, que assume simultaneamente o papel de director deste escalão.
 
Percursos da equipa técnica dos infantis…
 
O reconhecido técnico Hélder Câmara já conta com um longo percurso desportivo de onde se destaca o seu percurso como treinador:
2007/2008 - CD Santo António
2008/2009 - CD Santa Clara
2009/2014 - Capelense SC (inclui um ano de interrupção por opção)
2014/2015 - CD Santo António

Sete anos depois, Hélder Câmara regressa à casa onde nunca negou ter vontade de um dia regressar. “Foi aqui, em Santo António, o abrir de portas para treinar o meu primeiro clube. Por isso tenho muito orgulho em voltar a representar este clube onde temos um projecto muito bem delineado e muito seguro. É um orgulho poder estar num grupo e num clube que quer renascer…”
 
Quanto ao percurso de João Silva, adjunto e director dos infantis, que volta ao Santo António quatro anos depois, aqui fica traçado o seu perfil desportivo:
Começou a jogar futebol no CD Santo António, onde permaneceu nos sub-10 e infantis, tendo ainda feito uma época nos iniciados. No escalão de juvenis realizou uma época no JuvCap (Capelas).

No que toca à sua formação nos juniores, ela aconteceu no Capelense SC, primeiro em futebol e depois em futsal. Este ano vai fazer dupla com o Hélder Câmara nos infantis.
 
 
Infantis com o lema – “Aprender e divertir”
 
E a equipa técnica a terminar a conversa com o DFA, deixou claro quais são as linhas orientadoras para os infantis do Santo António. “Pensar jogo a jogo e conquistar a melhor classificação possível a nível de competição, tendo como lema da formação "aprender e divertir". Assim, tentaremos fazer os possíveis para os nossos atletas aprenderem o máximo a nível de futebol para que a nossa formação continue a formar jogadores e homens do futuro”.
 
 
 
Mário Nunes (jornalista)