terça-feira, 19 de agosto de 2014

SATA AZORES PRO PRESENTED BY SUMOL 14 - VASCO RIBEIRO CONFIRMADO NA PROVA AÇORIANA

O surfista português Vasco Ribeiro, de 19 anos, tem a sua vaga garantida no SATA Azores Pro presented by Sumol 2014, que se realiza de 2 a 7 de Setembro, na praia de Santa Bárbara, cidade da Ribeira Grande, ilha de S. Miguel.

O actual líder dos rankings europeu júnior e nacional open, circuito onde pode conquistar o seu terceiro título este ano, teve a sua vaga garantida através da atribuição de um wildcard pela ASP Internacional (Association of Surfing Professionals – entidade que rege o surf profissional em todo o mundo), aumentando assim para cinco a presença de portugueses confirmados na quarta etapa Prime do circuito mundial de surf de qualificação.
 
Vasco Ribeiro junta-se agora a Tiago Pires, Nicolau Von Rupp, Frederico Morais e Marlon Lipke, embora a presença lusa venha a ser de sete surfistas no total, uma vez que a organização ainda tem mais dois wildcards para atribuir. Lembramos que nas etapas Prime apenas podem entrar os cem primeiros atletas do ranking de qualificação.

“Estou muito contente com a atribuição deste wildcard,” comentou Vasco Ribeiro. “Estava em quinto lugar na lista de suplentes para esta etapa e já pensava que iria ficar de fora de uma das provas mais importantes na Europa. Tenho estado a entrar e sair constantemente do Top 100 ao longo da primeira metade do ano, por isso, agora, com esta hipótese que me estão a dar, de finalmente poder competir num Prime, quero aproveitar para fazer um bom resultado e garantir um lugar no Top 100 para o resto da época, de forma a poder competir nos restantes Primes da temporada. Quero também agradecer à ASP e pessoalmente ao Rodrigo Herédia, organizador da etapa, por terem tornado possível a minha presença nos Açores. É um local simplesmente único e fantástico, onde me sinto muito bem e onde espero conseguir fazer um bom resultado em Setembro,” concluiu o surfista da São João do Estoril.
 
Além de Vasco Ribeiro, também o surfista argentino Leandro Usuna recebeu um wildcard da ASP Internacional, o que lhe dará igualmente a possibilidade de competir nos Açores. Quem afinal não irá competir, devido a uma lesão num tornozelo é o brasileiro Filipe Toledo, vencedor do US Open, a terceira etapa Prime deste ano. Toledo agravou a sua lesão recente com o autêntico show que deu na Califórnia e vê-se assim afastado das provas do Tahiti (etapa do WCT) e dos Açores. Em sua substituição entra o também Top 34 Glenn Hall, surfista irlandês mas nascido na Austrália.

DFA
Foto: Direitos Reservados