quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

CÂMARA DA LAGOA CORTA EM 5% OS APOIOS AO DESPORTO

O presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, presidiu, na manhã da passada sexta-feira, à cerimónia de assinatura de protocolos financeiros com Instituições desportivas do concelho, e que teve lugar no salão nobre do edifício Paços do Concelho. A Câmara Municipal de Lagoa, iniciou assim a assinatura de protocolos financeiros, no corrente ano, com cinco instituições desportivas que irão receber estas verbas em duodécimos, sendo que  os protocolos com as restantes Instituições serão celebrados no decorrer do primeiro trimestre do ano.
 
Na ocasião, João Ponte referiu que, dadas as circunstâncias dos dias de hoje, “temos vindo ao longo dos anos a fazer um ajustamento nos montantes dos apoios atribuídos de acordo com a nossa disponibilidade de receita. Estes ajustamentos não ocorreram apenas no desporto, mas em toda a atividade municipal, daí que não conseguimos manter os valores dos apoios atribuídos ao nível do ano passado”.
“Se quisermos manter a atividade desportiva no concelho, como tem acontecido, isso requer um grande esforço por parte dos clubes, uma grande responsabilidade na gestão dos seus orçamentos, e ter a consciência que, não vale a pena darmos um passo maior do que a perna, não querendo com isso dizer que no passado aconteceu, mas sim que no passado as condições eram outras e isso tudo se alterou”.
Contudo, o presidente da Câmara Municipal de Lagoa, não crê que por isso a Lagoa ficou numa posição desfavorável em termos regionais no domínio do desporto, muito pelo contrário. Os clubes e as instituições, nas diferentes modalidades desportivas, têm tido prestações muito positivas. “Naturalmente nem todos os anos as coisas correm com queremos, mas acima de tudo o que é importante para nós, é que com estas verbas os clubes façam o melhor que sabem, não só do ponto de vista desportivo, mas sobretudo do ponto de vista da formação de jovens, e formação cívica. Hoje em dia o papel de educar não cabe só às escolas e á família, também cabe á sociedade, nesse caso os clubes têm uma grande responsabilidade nesse nível, não só na ocupação de crianças e jovens, mas acima de tudo na sua educação”.
João Ponte, salientou ainda o facto de que, a Câmara Municipal de Lagoa, chegou ao final do ano de 2014 com as contas totalmente liquidadas com os clubes e as instituições, tendo por isso, sido feito um grande esforço para cumprir com as instituições os valores que são assinados num ano, e que são transferidos nesse mesmo ano, “não assinamos protocolos num ano e pagamos no outro, tudo isto só é possível com ajustamentos que temos levado a cabo, o que é motivo de satisfação mas acrescenta responsabilidades no futuro”.
Assim sendo, apesar dos tempos difíceis, a autarquia lagoense, consegue transferir um valor total de cerca de 167.572,62€ para estas instituições, que, por si só, têm um papel fundamental no desenvolvimento e na ocupação de tempos de crianças e jovens da Lagoa, bem como na sua educação.
Sabe-se que em 2015, foi aplicado um corte de 5% nas transferências para as instituições desportivas que, segundo João Ponte, “todos têm de compreender que esta foi uma medida inevitável, uma vez que temos cada vez menos receita, pelas sucessivas medidas que têm sido aplicadas pelo Estado em prejuízo das autarquias que se têm traduzido na redução das receitas e ao mesmo tempo no aumento da despesa”.
Nos últimos dez anos a Câmara Municipal de Lagoa já transferiu para os clubes um total de 2,7 milhões de euros, valores que, segundo o presidente da autarquia “demonstram que o município sempre teve uma atenção muito especial para com estas instituições desportivas pelos relevantes serviços que têm prestado ao concelho e às populações”.
DFA