sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA INVESTIU 4 MILHÕES DE EUROS NO DESPORTO NA ÚLTIMA DÉCADA - LAGOA - S. MIGUEL

A Câmara Municipal de Lagoa investiu já, nos últimos 11 anos, mais de 4 milhões de euros no desporto do Concelho, facto que por si só mostra o forte empenho que a autarquia lagoense tem demonstrado nesta área. Os números foram revelados, ontem, pelo Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, durante a cerimónia de inauguração do novo piso sintético do Campo de Jogos Municipal Mestre José da Costa Leste, em Água de Pau, que decorreu naquele local.

Nove anos depois de ter recebido o primeiro relvado sintético da Ilha de São Miguel, este campo municipal recebeu um sintético novo que substitui o existente e que se encontrava bastante degradado. Na ocasião, o Presidente da edilidade lagoense destacou o facto desta obra ser o resultado da estratégia municipal para o desenvolvimento do sector do desporto, área essencial na formação de muitos jovens e na ocupação dos seus tempos livres.
João Ponte afirmou mesmo que este é um momento que “marca o culminar de um compromisso que a autarquia assumiu visando a melhoria das condições para a prática desportiva”, designadamente de um dos clubes mais emblemáticos do concelho e da própria ilha de São Miguel. Segundo o autarca, “a continuidade do antigo sintético poderia mesmo por em causa a própria qualidade e integridade física dos jogadores, tendo esta sido uma situação para qual a Câmara Municipal de Lagoa esteve sempre sensibilizada, procurando resolver de uma forma célere e eficaz para que o Santiago Futebol Clube não tivesse de se deslocar para outro campo durante a época que agora se inicia”.
A Câmara Municipal de Lagoa tem empreendido uma forte aposta no desporto no Concelho, investindo e apostando nos seus clubes que  merecem o maior apreço pelo excelente trabalho de formação e ocupação do tempo livre dos nossos jovens. Aliás, o Concelho de Lagoa é o que mais apoia o seu desporto, através de contratos-programa com os clubes lagoenses, promovendo as mais diversas modalidades desportivas. “Prova disso foi a despesa realizada em obras nos sintéticos, sedes e apoio à actividade dos clubes, nos últimos 11 anos, num investimento avaliado em mais de 4 milhões de euros”. O Presidente da Câmara Municipal acrescentou e frisou que “hoje apoiamos, de forma justa, em função do seu plano de actividades e não com base nos eventuais passivos dos clubes, a formação de mais de 950 jovens nas mais diversas modalidades. Orgulhamo-nos deste trabalho pois sabemos o inegável benefício que a prática desportiva traz a todos os seus intervenientes”, numa aposta municipal dirigida à formação  das camadas mais jovens, que tem permitido que as mesmas se desviem de maus hábitos e de problemas como o álcool ou a toxicodependência.
Após a cerimónia de inauguração do novo piso sintético seguiu-se a apresentação da equipa principal do Santiago Futebol Clube apadrinhada pelo Clube Operário Desportivo, cujo jogo, com um resultado favorável de 3-0 para os fabris, marcou a estreia deste novo piso.


DFA/CML/CR