sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SURF MUNDIAL NOS AÇORES: TERMINARAM AS INSCRIÇÕES PARA O BILLABONG AZORES ISLANDS PRO – RIBEIRA GRANDE - S. MIGUEL

Terminaram as inscrições para o Billabong Azores Islands Pro presented by Nissan e a lista de atletas confirmados revela já a enorme aceitação que esta prova tem entre os melhores surfistas do mundo.

Marcada para as ondas da Ribeira Grande, na ilha de S. Miguel, Açores, entre os dias 26 de Setembro e 2 de Outubro, o evento masculino conta com a participação de 31 atletas que pertencem, pertenceram ou poderão pertencer muito em breve à elite mundial, os actuais Top 32 que competem no World Tour.
Destaque para o campeão mundial de 2001, o norte-americano CJ Hobgood, para o seu irmão gémeo Damien Hobgood, para os seus compatriotas (também irmãos) Patrick e Tanner Gudauskas, para o havaiano Fred Patacchia, para os australianos Josh Kerr e Yadin Nicol e, claro, para o português Tiago Pires, o único surfista nacional pertencente à elite mundial.
Nas senhoras, regista-se a presença de sete surfistas das Top 17 do World Tour Feminino 2011. Entre elas está a norte-americana Courtney Conlogue, líder do ranking deste circuito e finalista derrotada nesta prova em 2010, à procura do único lugar acima, mas também a peruana Sofia Mulanovich, campeã mundial em 2004, ou a francesa Pauline Ado, ex-campeã mundial júnior e actualmente a única representante europeia na elite feminina mundial, que nesta prova terá a companhia das portuguesas Francisca Pereira dos Santos e Joana Rocha, também campeãs nacionais e competidoras habituais no circuito mundial.
Esta será a nona etapa masculina (de onze) do circuito mundial de surf de qualificação com o estatuto Prime, a última na Europa e também a derradeira etapa do circuito mundial feminino de qualificação.
Mário Nunes/DFA