sexta-feira, 31 de agosto de 2012

HOMEM DA HISTÓRIA DO CLUBE OPERÁRIO DESPORTIVO “ BENTO”

 
A maioria das pessoas que vão assistir a jogo, seja de que modalidade for, observam quase de certeza a maneira como os jogadores vão equipados. Quem está por detrás deste trabalho é o técnico de equipamentos como agora é chamado, mas fica para a história o primitivo nome “ Roupeiro”.
Nesta breve conversa que vamos ter com o Bento Luís Martins, natural da Lagoa, de 43 anos idade, e 20 no Operário. É técnico de equipamentos e da higiene e limpeza do campo de jogos da Lagoa.
José Araújo – Desde quando é que pertence aos quadros do Operário?
Bento Luís – Foi na época de 1984-1985 que ingressou no Operário a convite do então presidente António Jorge Cruzinha, para cuidar dos equipamentos do clube. Na altura todos os equipamentos eram lavados à mão e recorda a Senhora Lurdes Balaia, como pessoa que executava a lavagem dos mesmos, pois não havia maquinas de lavar, nem lavandaria no cube.
J.A. – Descreva-me o seu dia na altura que se iniciou no clube naquela altura?
B.L. – Como atrás referi os equipamentos era lavados fora, mas tinha muitos afazeres na preparação dos equipamentos para os treinos e jogos e na limpeza das botas de futebol do plantel, recordo que os campos eram pelados e na altura do Inverno as botas vinham bem mal tratadas e tinha de as deixar como novas limpas e bem lustradas para os jogos.
J.A. – Recorda com quem começou a trabalhar no clube?
B.L. – Na altura recorda e ainda era um rapaz muito novo de aprender o ofício com os Senhores José Mendes e Norberto Terceira, com quem passou bons momentos na sua vida ao serviço do clube.
J.A. – Alguma vez sentiu constrangido pela função que desempenha no clube?
B.L. – De maneira alguma, é um profissão como qualquer outra, tendo angariado ao longo dos anos muitos amigos, jogadores, treinadores e presidentes do clube. Tem no actual treinador Francisco Agatão, à cerca de 10 anos, uma grande amizade, consideração e admiração pela simplicidade dele no seu dia a dia.
J.A. – Como vê o actual presidente do Clube, Gilberto Branquinho?
B.L. – Sempre foi para comigo uma pessoa leal, tenho muito respeito pela pessoa dele, que o apoiou sempre nos bons e maus momentos ao longo dos anos que lá está no clube.
J.A. – Actualmente tem mais trabalho do que tinha há alguns anos atrás?
B.L. – Sim, com aparecimento do futsal tem mais trabalho pois o clube está presentemente na 1ª divisão, e no futebol na 2ª divisão nacional, não esquecendo todas as equipas de formação, e com mais equipamentos para cuidar, pois todo o trabalho é feito na lavandaria do clube. Como a altura é de contenção, está sempre disponível para ajudar o clube nas suas múltiplas tarefas no seu dia-a-dia.
 
Texto e foto: José Araújo