terça-feira, 31 de janeiro de 2012

SELECÇÃO DE FUTSAL DA AFPD VENCEU TORNEIO INTER-ASSOCIAÇÕES DE SUB-16


No passado fim-de-semana, disputou-se na ilha Terceira, mais um torneio de futsal, desta feita com as Associações de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta. Este torneio inter-associativo, demonstrou mais uma vez a vivacidade do futsal nas nossas ilhas, revelando jogadores de excelente valia no escalão de sub-16. Prova de que também nas diversas ilhas se está a trabalhar a modalidade, com significativas evoluções a nível técnico táctico.
Deste triangular, saiu vitoriosa a selecção da AF Ponta Delgada, que contou com jogadores oriundos das equipas de Juvenis das ilhas de S. Miguel e Santa Maria.
A equipa da Associação de Ponta Delgada logrou vencer o torneio fruto das vitórias sobre a sua congénere da Horta, bem como dos empates com a forte selecção da Associação de Angra do Heroísmo.
 
A jogar em casa, previa-se a vitória da selecção da ilha Terceira, mas os selecionados de Sérgio Roque e Paula Botelho não permitiram que tal acontecesse.
Fruto de empates entre estas as duas associações, o maior número de golos marcados pela AF de Ponta Delgada, permitiu que estes vencessem o torneio.
O técnico Sérgio Roque referiu à nossa reportagem que “esta vitória difícil perante uma boa selecção é prova que há boa matéria-prima nos clubes de S. Miguel e Santa Maria e que estes estão a realizar um bom trabalho na modalidade.”
  
Mário Nunes
Fotos: Direitos Reservados

RESULTADOS DA 2ª PROVA DA II TAÇA ANIMA DE ESCALADA 2011/2012 - PONTA DELGADA

Decorreu no passado sábado, na Escola BI Canto da Maia, a 2ª Prova da "II Taça ANIMA de Escalada - Ano Lectivo 2011/2012". Os escalões que estiveram em competição foram os infantis A, infantis B, iniciados, juvenis e juniores, em ambos os sexos.

Os escalões de juvenis e juniores realizaram a prova na variante de “escalada à frente", enquanto os restantes escalões realizaram as provas na variante de TOP ROPE. A competição consistiu na realização de um conjunto de duas vias de escalada, as quais apuraram quatro alunos de cada escalão para uma final.
Estas provas foram abertas à população escolar da região do 3º e 4º ano, do 1º Ciclo, Ensino Básico e Ensino Secundário, onde estiveram presentes o Clube Desportivo Escolar Roberto Ivens, CALAG, Colégio São Francisco Xavier e Colégio do Castanheiro num total de 55 participantes.

De salientar a ausência de algumas escolas secundárias do concelho de Ponta Delgada que continuam a não aderir a este projecto apesar terem núcleos de desporto escolar de exploração da natureza e de terem também muros de treino de escalada.

 Os resultados foram os seguintes:

Infantis A Femininos: 1º Clube Desp Esc Roberto Ivens - Leonor Marques; 2º Clube Desp Esc Roberto Ivens - Isabel Martins; 3º Colégio Francisco Xavier - Maria Pereira.

Infantis A Masculinos; 1 Clube Desp Esc Roberto Ivens - Nuno Verissimo; 2 Clube Desportivo Escolar da Roberto Ivens - Martim Carreiro; 3º Colégio Francisco Xavier - Rodrigo Spinola.

Infantis B Femininos: 1º Clube Desp Esc Roberto Ivens - Vitória Sousa; 2º Colégio Castanheiro - Clara Moreira; 3º Clube Desp Esc Roberto Ivens - Carolina Marques.

Infantis B Masculinos: 1º Colégio Castanheiro - Tomas Cymbrom; 2º Colégio Castanheiro - Ernesto Antunes; 3º Colégio Castanheiro - Wynny Quilumba.

Iniciados Femininos; 1º CALAG - Tamara Ribeiro; 1º CALAG - Mariana Januário

Iniciados Masculinos; 1º Clube Desp Esc Roberto Ivens - Décio Vasconcelos

Juvenis Femininos: 1º CALAG - Anna Hormann

Juvenis Masculinos: 1º CALAG - Frederik Hormann; 2º Clube Desp Esc Roberto Ivens - Rui Duarte, 3º CALAG - Rui Mota

Juniores Femininos: 1º Clube Desp Esc Roberto Ivens - Sónia Freitas; 2º Clube Desp Esc Roberto Ivens - Micaela Raposo.

Juniores Masculinos: 1º Clube Desp Esc Roberto Ivens - Paulo Freitas; 1º Clube Desp Esc Roberto Ivens - Mário Sousa; 3º CALAG - Paulo Pacheco.

Nesta prova foram oferecidos lanches a todos participantes, t´shirts e medalhas aos primeiros classificados.

A próxima prova será no dia 3 de Março, no Colégio S. Francisco Xavier, em Ponta Delgada, para todos os escalões Infantis A, Infantis B e Iniciados.



 
 
DFA/CDERI

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

RESULTADOS DO FUTEBOL SÉNIOR AÇORIANO


Fotos do desafio entre o Santa Clara e o Leixões
Liga Orangina
17ª Jornada
Santa Clara 2 - Leixões 0


2ª Divisão - 17ª Jornada
Padroense 2 - Angrense 1  
Madalena 3 - Coimbrões 1
Operário 1 – Sporting de Espinho 0


Série Açores - 14ª Jornada
Fayal Sport 3 - Águia 2
Boavista São Mateus 0 - Santiago 0
Sporting Ideal 0 - Praiense 1
Lusitânia 3 - SP. Guadalupe 1
União Micaelense 0 - Prainha 3



DFA
Fotos: Maria Rocha e Mário Jorge/DFA
(fotos com direitos reservados)

SENIORES: CAPELENSE EMPATOU COM O SÃO ROQUE A ZERO - S. MIGUEL

FUTEBOL REGIONAL 
SENIORES


Capelense   0  -  São Roque  0


DFA
Foto: Maria Rocha/DFA/arquivo

domingo, 29 de janeiro de 2012

RESULTADOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO DO SC ANGRENSE

Taça AFAH Ilha Terceira/Grupo A - Benjamins:

SC Angrense "A" 1 - 6 JD Lajense "A";
GD Fontinhas 6 - 0 SC Angrense "B"

Campeonato Ilha Terceira - Infantis:

SC Angrense "A" 4 - 1 CD Belém;
JD Lajense 1 - 4 SC Angrense "B"

Taça AFAH Ilha Terceira - Iniciados:

GD Fontinhas 1 - 2 SC Angrense

Taça AFAH Ilha Terceira - Juvenis: 

SC Barreiro PJ 1 - 5 SC Angrense

Taça Fernando Pacheco Pereira - Juniores:

CD Belém 1 - 1 SC Angrense

Foto: SC Angrense

FUTSAL: DESAFIO ENTRE O ESCOLAR DE VILA FRANCA E O MATRAQUILHOS FC, FOI UM JOGO IMPRÓPRIO PARA CARDÍACOS – S. MIGUEL

Realizou-se no pavilhão Multiusos Arena, em Vila Franca do Campo, a 3º jornada da Série Açores de Futsal, e que pôs frente a frente o Clube Escolar de Vila Franca e o Matraquilhos FC da Ilha Terceira.
Arbitragem: Marco Coelho, José Costa e Rui Batista, da A.F. Leiria
Constituição das equipas:
Clube Escolar de Vila Franca:
1 – Pedro Rainha, 3 – Varão, 4 – Alex Costa, 5 – João Teixeira, 6-Bruno Gomes, 7-Paulo Videira, 8- Pedro Magalhães, 9- Nuno Arruda, 10-Rui Borges, 11-Leonardo (Chamon), 12-Ricardo Santos,15 - Paulo Luís.  
Treinador: Carlos Arruda
Golos: 4 (quatro) Leonardo (Chamon)
Matraquilhos FC:
1-Nuno Cardoso, 12- Ricardo Martins, 4- Carlos Manuel, 5- Carlos Silva, 6 Tony, 7- Nelson, 8- Tércio Perdigão, 10- Carlos Rui, 11- Fábio Raposo, 14 Bruno Machado, 9- Tiago Poim, 13- Carlos Sousa (Velhinho)
Treinador: Nuno Vieira
Marcadores: Tiago Poim, Tércio Perdigão, Carlos Rui, Carlos Sousa (Velhinho)
Resultado ao intervalo: 3 – 1 para o CD Escolar Vila Franca
Resultado Final: 4 - 4
A equipa de Clube Escolar veio para este jogo com a capacidade de vencer e assim manter a liderança da Série Açores, facto que veio a acontecer depois de disputados todos os jogos, muito embora em igualdade pontual com os Matraquilhos FC.
 

Até aos 7 minutos de jogo ambas as equipas procuraram ter a posse da bola e delinear ataques organizados, sendo anuladas por boas defesas dos guarda-redes e elementos mais recuados de ambos os conjuntos.
Com a entrada em jogo do Varão, o Escolar Vila Franca ficou com mais consistência no ataque planeado, para passados alguns minutos ver também entrar outro reforço desta época, de seu nome Leonardo (Chamon), que acabou por marcar um golo logo de imediato. Esta foi a aposta certa de Carlos Arruda em lançar este elemento em jogo para a diferença no marcador.
O Matraquilhos FC, sempre com o objectivo centrado na baliza do adversário, procurava reduzir o marcador, umas vezes por falta de sorte de Carlos Silva, outras por boas intervenções do Pedro Rainha. E como quem não marca, sofre, e a bom passe de Bruno Gomes mais uma vez, Leonardo dilatou o marcador para CD Escolar Vila Franca.
A 2 minutos do final da primeira parte e com um bom passe de Carlos Rui para Tiago Poim com a passividade da defesa do Clube Escolar Vila Franca, os Matraquilhos FC reduziram a diferença no marcador.
Quando faltavam menos de dois minutos, para jogar, os Matraquilhos na marcação de um livre de 10 metros com barreira, pelo Carlos Sousa (Velhinho), só não marcou por uma boa defesa do jovem guarda-redes Pedro Rainha que na minha opinião foi o melhor elemento em jogo, sendo por si só o obreiro deste empate, pois se fosse ele o resultado seria outro.
 Já na segunda parte o Matraquilhos FC, apresentou-se mais tranquilo trocando bem a bola para ganhar superioridade numérica com algumas falhas na concretização de Tiago Poim. Após algumas falhas de ambos os conjuntos no decorrer dos primeiros cinco minutos da 2ª parte o CD Escola Vila Franca por Leonardo (Chamon) não concretizou para a baliza deserta, bem como Alex que tentou colocar a bola por cima da cabeça “chapéu” do guarda-redes Nuno Cardoso.
Quando se jogava já o minuto dez e numa boa jogada entre o Tiago Poim e Carlos Rui, surgiu o golo do Matraquilhos FC, que fez o empate.
E num livre de 10 metros sem barreira a castigar uma falta sobre um adversário o Leonardo (Chamon) marca o 4 golo dos CD Escolar Vila Franca.
Quando só faltava 3 minutos e 30 segundos para o términus do jogo e mais uma vez de livre directo, e sem barreira, o jogador Carlos Sousa (Velhinho) não falhou e empatou, resultado este que não se alterou até ao final.

Texto e fotos: José Araújo

INICIADOS: OPERÁRIO RECEBEU E VENCEU O ÁGUIA - AFPD

Kaloura
Taça João Maciel
Iniciados

Operário  4  -  Aguia 1

Ao intervalo: 0 - 1
 
Marcadores:

Operário: Pedro Freitas, Kaloura (3). 
Águia: Estevam.

O atleta Kaloura, do Clube Operário Desportivo, continua a mostrar que tem um futuro promissor, pois, e mais uma vez, fez neste encontro um hat-trick.

DFA
Foto: Mário Nunes

FUTSAL: RESULTADOS DOS DESAFIOS REALIZADOS ONTEM RELATIVOS À 7ª JORNADA DO CAMPEONATO DE SANTA MARIA - ILHA DE SANTA MARIA


Resultados:

INFANTIS
GD São Pedro 1 -  GD Gonçalo Velho  2

JUVENIS
GD São Pedro  1 -  GD São Pedro  3

JUNIORES
GD São Pedro  3 -  GD Gonçalo Velho  6

DFA

INICIADOS: MARITIMO RECEBEU E PERDEU COM O MICAELENSE - AFPD

TAÇA JOÃO MACIEL
Iniciados


Maritimo  0  -  União Micaelense  4

Ao intervalo: 0  -  1

Desafio realizado no Municipal de Jâcome Correia esta tarde, em Ponta Delgada. 













DFA
Fotos: Maria Rocha/DFA

sábado, 28 de janeiro de 2012

INFANTIS: UNIÃO MICAELENSE "B" RECEBEU E VENCEU MIRA MAR - AFPD

CAMPEONATO DE SÃO MIGUEL - 2ª FASE
INFANTIS


União Micaelense  "B"  18  -  Mira Mar   0


Desafio realizado ao inicio desta tarde no Municipal de Jãcome Correia, Ponta Delgada.


DFA
Fotos: Mário Nunes

BENJAMINS: MARITIMO EMPATOU A TRÊS BOLAS COM O NORDESTE - AFPD

Campeonato de São Miguel - 2ª fase
Benjamins

MARITIMO SPORT CLUBE  3 -  UNIÃO DESPORTIVO NORDESTE  3

Desafio que se desenrolou ao inicio desta tarde, no Municipal de Jâcome Correia, Ponta Delgada.

DFA
Foto: Maria Rocha/DFA


INFANTIS: MARITIMO RECEBEU E VENCEU IDEAL "A" E ENCONTRA-SE APENAS A TRÊS PONTOS DO LIDER MICAELENSE - AFPD

Campeonato de São Miguel - 2ª fase
Infantis - Série A


Maritimo Sport Clube  4  - Sporting Ideal "A"  3

Ao intervalo: 2 - 2
Marcadores: Maritimo - Miguel Almeida, Paulo Henrique, Érico Jorge e Rodrigo Araújo.
A nossa reportagem lamenta que os dirigentes da equipa do Ideal não tenham fornecido o nome dos atletas que marcaram no Municipal de Jacôme Correia, Ponta Delgada.

De qualquer forma, o DFA, endereça as nossas desculpas aos atletas visados, já que o problema dos adultos nada tem haver com os nossos jovens atletas.

DFA
Foto: Maria Rocha/DFA

REGIONAL DE INICIADOS: FLAMENGOS VEIO AO SANTA CLARA EMPATAR E AMEÇOU VENCER, O QUE NÃO ESCANDALIZAVA - S. MIGUEL

Campeonato Regional de Iniciados
Apuramento do Campeão dos Açores


Santa Clara   3   -   Flamengos   3


Ao intervalo: 2-2

Marcadores:  Santa Clara: Claúdio, Diogo e Miguel. 
                      Flamengos: Luís Miguel (2) e Luis Paulo.


Desafio disputado esta manhã, no Campo de Jogos das Figueiras, freguesia de Santo António, Ponta Delgada.




A equipa de arbitragem que pertence à AFAH, e que viajou deste a Ilha Terceira, realizou um excelente trabalho.





O Clube Desportivo Santa Clara já assegurou a presença nos nacionais de iniciados, e acabou por perder hoje, dois pontos frente à equipa do Faial (Flamengos), que até então não tinha qualquer ponto na tabela classificativa.















Texto e Fotos: Mário Nunes (jornalista)/DFA

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ZONA AÇORES DE VOLEIBOL FEMININO: MICAELENSES DO CLUBE KAIRÓS VENCERAM A ADREP – PONTA DELGADA

O Voleibol feminino está ao rubro, já que o Clube Kairós venceu a ADREP, da Ilha Terceira, que continua na corrida pela conquista do título feminino de voleibol.

O tão aguardado duplo encontro entre o Clube Kairós (Ponta Delgada) e a Associação Desportiva e Recreativa Escolar Praiense (ADREP – Praia da Vitória), realizado em Ponta Delgada, a contar para o Campeonato Nacional da Segunda Divisão Feminina de Voleibol - Zona Açores, deu vantagem às micaelenses.
No entanto, a imagem deixada em S. Miguel pelas atletas da Ilha Terceira foi bastante digna, o que deixa tudo em aberto para a segunda volta, até porque a ADREP terá, o factor casa a seu “favor”. Depois, do ponto alcançado no sábado (derrota por 3-2) não deixa de constituir um incentivo extra, embora, o adversário reúna argumentos mais do que suficientes para pontuar na cidade de Vitorino Nemésio.


DFA/DI

PESCA: 1ª PROVA DA III EDIÇÃO DO CAMPEONATO DE PESCA DE PEDRA DE SANTA MARIA – ILHA DE SANTA MARIA

Decorreu no passado dia 22 de Janeiro, pelas 7.30 horas, no Lugar de Cabrestantes, a primeira, das 5 provas da III Edição do Campeonato de Pesca de Pedra de Santa Maria, que foi dedicada inteiramente à pesca do Sargo.


Apesar das condições do mar não terem sido as mais indicadas para esta espécie, já lidera a tabela classificativa a equipa “Galego”, com 1045 pontos, seguida pela equipa “Full Moon”, com 682 pontos, e pela equipa “Santana”, com 505 pontos, segunda e terceira, respectivamente.
Por individuais lidera a tabela, António Costa, com 28 sargos e 1000 pontos, seguido por Ivo Figueiredo, com 13 sargos e 682 pontos, estando em terceiro lugar Mário Freitas, com 10 sargos e 345 pontos. Nesta prova participaram 12 equipas e 27 participantes. Porém, ainda nada se encontra decidido e já se aguarda para o dia 5 de Fevereiro com elevada expectativa, o que vai acontecer entre estes atletas da pesca.

O final desta prova deu-se pela hora do almoço, altura, mais do que apropriada para se escamar, limpar, grelhar e degustar em saudável convívio o peixe, que era fresco e acabado d
pescar.

 
 
DFA/CNSMA

CLUBE MOTARD SANTA MARIA: INICIO DA ÉPOCA DO MOTOTURISMO NA ILHA DE SANTA MARIA


Depois da época festiva, o Clube Motard Santa Maria volta á estrada, desta vez com o tema alusivo á época, Dia de Amigos. Assim no próximo domingo com concentração a partir das 13.45 horas, o Clube Motard vai dar inicio às suas actividades previstas para o corrente ano.

Assim, desta forma, o Clube Motard Santa Maria, convida todos os seus associados, e demais motards marienses que tenham interesse em participar neste animado passeio pelas estradas da ilha.

DFA/CMSM

AFAH: ADITAMENTO AO COMUNICADO OFICIAL Nº 020 - TERCEIRA

CAMPEONATO NACIONAL
3ª DIVISÃO – SÉRIE AÇORES 
14ª JORNADA


Campo de jogos: Estádio J. Paulo II, no dia 29/01/2012, pelas 15 horas
SC Lusitânia - SC Guadalupe


CAMPEONATO NACIONAL
3ª DIVISÃO – SÉRIE AÇORES – FUTSAL 
3ª JORNADA


Pavilhão Porto Judeu, no dia 28/01/2012, pelas 15 horas
CC Posto Santo ARD Casa Ribeira


DFA

PATINAGEM: CAMPEONATO DE ILHA NA ZONA VERDE DA PRAIA - TERCEIRA

A Associação de Patinagem da Ilha Terceira levou a efeito no passado sábado, na Zona Verde da cidade da Praia da Vitória, a primeira jornada do Campeonato da Ilha Terceira de Patinagem de Velocidade, época 2012.


Marcaram presença os atletas do Grupo Desportivo da Casa do Povo do Cabo da Praia, única colectividade local que se dedica à prática regular da modalidade. Os resultados apurados foram os seguintes: 500 metros velocidade, iniciados femininos: 1ª Francisca Ornelas 01.05.09, 2ª Ana Coelho 01.07.16, 3ª Flávia Pereira 01.13.39, 4ª Cátia Freitas 01.15.11, 5ª Mónica Pereira 01.18.06, 6ª Tatiana Lima 01.18.25, 7ª Melissa Freitas 01.18.81, 8ª Inês Faria 01.28.39.

1500 metros Linha, iniciados femininos: 1ª Francisca Ornelas 03.33.25, 2ª Ana Coelho 03.34.20, 3ª Flávia Pereira 03.56.34, 4ª Cátia Freitas 04.04.99, 5ª Melissa Freitas dobrada, 6ª Inês Faria dobrada, 7ª Mónica Pereira dobrada, 8ª Tatiana Lima dobrada. 
 
500 metros velocidade, iniciados masculinos: 1º Hélder Coelho 01.08.16, 2º António Ventura 01.11.13, 3º Flávio Salgado 01.14.31, 4.º Iuri Borges 01.14.52.
1500 Metros Linha, iniciados masculinos: 1º Hélder Coelho 03.34.69, 2º António Ventura 03.35.52, 3º Iuri Borges 04.14.76, 4º Flávio Salgado dobrado.
500 Metros Velocidade, juniores femininos: 1ª Estela Pimentel 00.59.56.
5000 Metros Linha, juniores femininos: 1ª Estela Pimentel 11.13.67.
5000 Metros Linha, juniores masculinos: 1º Pedro Faria, 10.21.85.
500 Metros Velocidade, juniores masculinos: 1º Pedro Faria, 01.14.02.
5000 Metros Linha, seniores femininos: 1ª Maria Azevedo, 11.12.56.
500 Metros Velocidade, seniores femininos: 1ª Maria Azevedo 00.56.97.
5000 Metros Linha, seniores masculinos: 1º Milton Martins 10.46.91.
500 Metros Velocidade, seniores masculinos: 1º Milton Martins 00.55.91.

Entretanto, a segunda ronda da prova está marcada para o próximo sábado, a partir das 14.30horas, igualmente na Zona Verde da Praia da Vitória, mediante o seguinte calendário:

Escolares Femininos e Masculinos: 500 metros velocidade e 1000 metros linha. Infantis Femininos e Masculinos: 500 metros velocidade e 1000 metros linha. Cadetes Femininos e Masculinos: 500 metros velocidade e 3000 metros linha. Absolutos Femininos e Masculinos: 500 metros velocidade e 5000 metros linha.

 DFA

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

FUTSAL: CALENDÁRIO DA 7ª JORNADA DO CAMPEONATO DE SANTA MARIA - ILHA DE SANTA MARIA







DFA

CAMPEONATOS REGIONAIS DE JUDO - CADETES E JUNIORES - CORRECÇÃO DE CLUBE DO ATLETA PEDRO SOARES

Na informação vinculada por o organismo, prestada sobre os Campeonatos Regionais de Cadetes e Juniores “indicamos mal o clube do atleta campeão dos -60Kg juniores, Pedro Soares, pois Pedro Soares é atleta do JCSJ e não do JCPD.”


Realizou-se no passado sábado na Escola Vitorino Nemésio, Praia da Vitória, os campeonatos regionais dos escalões de Cadetes (15/16 anos) e Juniores (17/19 anos).

A prova contou com atletas da maioria dos clubes que praticam a modalidade nos Açores, CEDA, CJPOV, COD, JCPD, JCSJ, clubes da Associação de Judo dos Açores e do CJAH, CJPV, JCRG e JCSC, sendo estes últimos da Associação de Judo da Ilha Terceira.

Na prova de cadetes estiveram presentes 23 atletas masculinos e 10 femininos, dos clubes da Associação de Judo dos Açores. Dos clubes da Associação de Judo da Ilha Terceira estiveram presentes 5 atletas masculinos e 5 femininos.

No escalão de juniores estiveram presentes 24 atletas masculinos e 7 femininos, dos clubes da Associação de Judo dos Açores, enquanto que dos clubes da Associação de Judo da Ilha Terceira, estiveram presentes 5 atletas masculinos e 4 femininos.

Foi a partir dos resultados obtidos nestas duas provas que se apuram os representantes da Região aos respectivos campeonatos nacionais que se irão realizar no Pavilhão multiusos de Odivelas, no dia 11 de Fevereiro, para o escalão de cadetes, e no dia 11 de Março para o escalão de juniores.


DFA

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

CD SANTA CLARA É CAMPEÃ DE FUTSAL FEMININO


A uma jornada do fim do Campeonato da AFPD, o CD Santa Clara sagrou-se campeã da modalidade de futsal no escalão de seniores femininos. As atletas da formação de Ponta Delgada revalidam o título, quando ainda falta uma jornada para o términus do campeonato.



No passado sábado, o Santa Clara venceu a equipa da Atalhada por 7-1, sendo que já na tarde de domingo pode festejar o título, uma vez que a equipa da Universidade dos Açores, que seguia no segundo posto, saiu derrotada por 4-3, do encontro com os Fenais da Luz.
Assim sendo, está revalidado o título para as atletas da formação encarnada, orientadas pelo Professora Sérgio Roque. Mais uma vez, a supremacia da equipa de Ponta Delgada prevaleceu, apesar da competitividade deste campeonato feminino, onde se revelaram equipas e jogadoras de excelente nível técnico.
Em declarações à nossa reportagem, o técnico do Santa Clara, Sérgio Roque, referiu que “este título é a confirmação da superioridade da equipa do Santa Clara. Foi um campeonato competitivo, onde a certa altura tivemos uma ligeira quebra, mas a força das atletas, a organização e coesão do nosso futsal, sempre nos permitiu acreditar que venceríamos. Somos a equipa mais organizada nas várias vertentes do jogo e merecemos inteiramente esta conquista.”
O técnico destaca ainda o forte espirito de grupo das suas atletas e dirigentes do futsal feminino do clube, que permitiram “conquistar mais um título e cimentar o clube como referência no futsal feminino na ilha.”
É também desta forma que o futsal feminino vai evoluindo na ilha de S. Miguel atraindo muitos adeptos aos pavilhões.
 



Mário Nunes (jornalista)

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

4ª PCR EM VELA LIGEIRA REALIZA-SE EM VILA FRANCA DO CAMPO - S. MIGUEL


O Clube Naval de Vila Franca do Campo anunciou a realização da 4ª PCR em Juvenis e Juniores, e que está aberta a barcos das classes Optimist, L´equipe, Laser 4.7 e 420, e que será disputada nos dias 28 e 29 de Janeiro de 2012, no Campo de Regatas da Baía de Vila Franca do Campo, Ilha de São Miguel.
O Clube Naval da Horta irá participar com 12 velejadores acompanhados pelo treinador Pedro Cipriano.
O programa das regatas será o seguinte:
28/01/2012 11:00 1ª REGATA DO DIA
29/01/2012 10:00 1ª REGATA DO DIA
29/01/2012 15:00 Convívio de entrega de Troféus
Está prevista a realização de seis regatas.
DFA

TÉNIS DE MESA: RODRIGO GARCIA VENCE II TORNEIO DO GFNSGPF – S. MIGUEL

No passado dia 19 de Janeiro, a Associação Grupo Folclórico de Nossa Senhora da Graça do Porto Formoso realizou o seu “II Torneio de Ténis de Mesa GFNSGPF”, disputado nos escalões de cadetes e juniores, na categoria individual e em regime de “Poule”, no Centro Cultural e Social do Porto Formoso.

O atleta Rodrigo Garcia (cadete) venceu o torneio, sem nenhuma derrota.
A classificação final do torneio ficou assim ordenada:
1º Rodrigo Garcia; 2º Ronaldo Furtado; 3º Leandro Pacheco; 4º Renato Pacheco; 5º Gonçalo Cabral

DFA

FUTSAL: COMO VENCER E BEM, UM JOGO - AFPD

Realizou-se no pavilhão Multiusos Arena em Vila Franca do Campo, a 2ª jornada da Série Açores de Futsal, num recinto que oferece todas as condições para a prática do futsal e que pôs frente a frente o Clube Escolar de Vila Franca e o Posto Santo da Ilha Terceira.
Arbitragem da A.F. Lisboa - Mário Rui Nunes, Ana Ribeiro e José Saraiva Santos
Constituição das equipas:
Clube Escolar de Vila Franca:
1 – Pedro Rainha, 3 – Varão, 4 – Pimenta, 5 – Teixeira, 6 - Bruno Gomes, 7- Paulo Videira, 8- Tiago Formiga, 9 - Nuno (Psenil), 10 - Rui Golinha, 11 - Leonardo (Chamon), 12 - Ricardo Vieira, 14 - Paulo Jorge
Treinador: Carlos Arruda
Golos de – Nuno, Varão, Leonardo e Pimenta
Posto Santo:
1 - Rui Godinho, 2 - Tiago Avila, 3 - Carlos Rocha, 5 - Miguel Toste, 6 - João Pinheiro, 7 -Dimas Cardoso, 8 - João Pereira, 9 - João Mamede, 10 - Paulo Areias, 11 - Dercio Rocha, 12 - Duarte Melo (GR) 13 - João Meneses
Treinador Duarte Melo.
Golo: Carlos Rocha
Resultado ao intervalo: 3 – 1
Resultado Final: 4 - 1
A equipa de Clube Escolar veio com os seus três reforços Varão, Leonardo (Chamon) e Paulo Jorge com a lição bem estuda para este jogo da série Açores, jogadores já com alguma experiência nestas andanças.
Na equipa de Posto Santo temos uma equipa jovem quase toda oriunda do Inatel com um jovem muito promissor de nome João Meneses, destacando-se neste jogo o Paulo Areias com boa técnica individual e distribuição de jogo, não esquecendo João Mamede e Dimas Cardoso que marcaram a diferença.
Na primeira parte tivemos o Clube Escolar a pressionar e a marcar três golos após a construção de boas jogadas. O Posto Santo veio para este jogo um pouco nervoso acusando talvez a inexperiência dos seus jogadores e de jogar fora da sua ilha. Num dos seus ataques planeados marcou o seu único golo por Carlos Rocha, falhando logo de seguida o segundo. A equipa da casa não descorou a sua maneira de jogar, criando sempre jogadas de perigo para a baliza do adversário e a poucos minutos do intervalo baixou o ritmo, aproveitado pelo Posto Santo que procurou marcar para ir para os balneários com a diferença mínima, o que não veio a acontecer.
Já na segunda parte tivemos um Posto Santo já mais tranquilo trocando bem a bola para ganhar superioridade numérica, nunca conseguindo marcar ao jovem guarda-redes Pedro Rainha uma promessa já assegurada do Futsal Micaelense. Com o Pimenta e Varão sempre a lançar os vila-franquenses para o ataque, perdendo uma grande ocasião de golo por parte do Rui Godinho isto quando faltava oito minutos para o termo do jogo. O quarto golo do Clube Escolar teve origem num livre direto a castigar e bem o Posto Santo e uma falha de marcação dos defensores, pois o Pimenta sempre que driblava um adversário criava sempre perigo para a baliza adversária.
Com uma assistência em bom número no Arena multiusos, a apoiar o Clube Escolar de Vila Franca vem por si só confirmar que o Futsal está bem vivo e recomenda-se, desde que tenha o apoio das entidades competentes, trazendo para Vila Franca uma dinâmica diferente.
Sobre a arbitragem da AF de Lisboa, foi boa e muito pedagógica durante o decorrer do jogo, pois estamos no início da Série Açores de Futsal. De registar ainda a vinda a esta ilha do 2º árbitro, Ana Ribeiro, que procurou sempre ajudar o seu colega Mário, fazendo sempre bem as diagonais num espírito de equipa.

José Araújo